SEMA apoia projeto escolar de sustentabilidade 26/11/2012 - 20:32
A diretora geral do Colégio Estadual do Paraná (CEP), Laureci Schmitz Rauth, apresentou hoje (26 de novembro) ao secretário estadual do Meio Ambiente, Jonel Iurk, o projeto Escola Sustentável. A diretora do CEP solicitou ao secretário apoio técnico para auxiliar no projeto, que atualmente está incluso na pauta de políticas públicas da Secretaria Estadual de Educação. O Colégio elegeu uma Comissão Interna para elaborar ações de inovação e gestão dentro do conceito de sustentabilidade.
Para o secretário Iurk, “a iniciativa do CEP é extraordinária e terá o apoio não só da nossa Coordenadoria de Educação Ambiental, conforme solicitação da diretora, mas também das demais coordenadorias da SEMA que possuam correlação temática com o projeto, como Biodiversidade, Recursos Hídricos, Resíduos Sólidos, Projetos e Planejamento”.
O projeto Escola sustentável tem por objetivo geral implantar práticas sustentáveis no CEP, identificando e promovendo atitudes sustentáveis no coletivo e de forma individual. Os alunos serão motivados a desenvolverem atitudes diárias de respeito ao meio ambiente e à sustentabilidade, apoiadas nos conteúdos trabalhados em sala de aula.
Entre as atividades previstas no Escola Sustentável está previsto o levantamento da demanda de recursos naturais que entram, na escola (água, energia, materiais e alimentos), dos resíduos e da situação estrutural do edifício.
O projeto será implementado a partir de 2013 e será dividido em etapas de execução, como mobilização e capacitação, definição de conteúdos disciplinares, diagnóstico, implementação de Câmaras Técnicas, sensibilização da comunidade e familiares e avaliação semestral.
Também deverão ocorrer outras iniciativas positivas como o incentivo de merenda escolar orgânica, uso de material de limpeza menos poluente, adequação de lixeiras, produção de cartilhas de Educação Ambiental, eliminação de copos plásticos, diminuição de uso de papel e capacitação ambiental aos servidores.