SEMA discute Política Estadual de Resíduos Sólidos com Prefeitos da AMCG 20/07/2011 - 11:50

O secretário Estadual de Meio Ambiente e Recursos Hídricos, Jonel Iurk, se reuniu nesta terça-feira (19), com a Associação dos Municípios dos Campos Gerais, representada pelos seus prefeitos.
O evento realizado em Ponta Grossa, contou ainda com a participação da Coordenadoria de Saneamento Básico (CSB), Recursos Hídricos e Atmosféricos (CRHA), Coordenadoria de Resíduos Sólidos (CRES) e do Instituto Águas do Paraná .
Na oportunidade Jonel Iurk, falou sobre a Política Estadual de Resíduos Sólidos do Estado e sobre os projetos e ações da secretaria para este ano, onde ressaltou a importância da participação dos municípios na elaboração e concepção de políticas públicas.
“Essa é a primeira reunião para tratar o Política Estadual de Resíduos Sólidos aqui no estado, uma das diretrizes prioritárias dentro do tema Meio Ambiente do governo Beto Richa, ressaltando que somente por meio do diálogo e troca de experiências poderemos oferecer aos municípios paranaenses, e até outros estados e países um sistema inovador, um modelo inédito de gestão adequada para o setor”. Afirmou Iurk.
Ele ainda fez questão de ressaltar que o Paraná é um dos estados pioneiros na busca da articulação para a regionalização integrada entre os municípios.“Neste momento estamos concluindo a lei da política de resíduos sólidos, e queremos compartilhar esse trabalho, sabendo que em sua execução a integração é elemento essencial”. Finalizou o secretário.
A reunião animou os prefeitos da região dos Campos Gerais, que apostam na visão democrática dessa gestão para solucionar problemas ambientais graves e antigos que atingem a região, demonstrando estes que estavam de “coração aberto” para as novas propostas apresentadas.
“Em 17 anos de vida pública nunca presenciei uma ação como esta, é a primeira vez que vejo uma proposta assim, que temos atenção do governo, estou realmente impressionado”, declarou emocionado, Frederico Bittencourt Honung, prefeito do município de Reserva.
Depois da reunião com os prefeitos, o secretario Jonel Iurk, participou ainda de um encontro técnico, com a participação de secretários Municipais do Meio Ambiente e funcionários envolvidos com algumas ações já em desenvolvimento na área de resíduos sólidos.
Durante o desenvolvimento dos trabalhos o chefe do departamento técnico da Associação dos Municípios dos Campos Gerais (AMCG), Antonio Lucas Araújo Hyczy disse que “este é um momento de muito trabalho para realizar a reengenharia do projeto e poder gerenciá-lo. É uma abertura da Secretaria do Meio Ambiente (SEMA), para dialogar com os técnicos das prefeituras em sua ‘casa’ o que nunca houve antes.”
Os coordenadores do sistema SEMA, explicaram como serão desenvolvidas as ações práticas do Plano Estadual de Resíduos Sólidos e destacaram a importância da troca de informações que possam identificar a realidade de cada município, onde o Instituto Águas do Paraná exerce o papel institucional relevante de ser o executor do plano a nível estadual.
“Nós pretendemos estudar as características, necessidades, fluxo de cada localidade, para então montar o Plano Estadual de Resíduos Sólidos e colocá-lo em prática”. Destacou Viniciu Brunni, Coordenador Estadual de Resíduos Sólidos.
Para a Coordenação de Saneamento Básico (CSB), o encontro além de explicar as diretrizes do plano aos participantes, foi uma oportunidade de apresentar ainda um plano de trabalho e aplicar um questionário a pedido do secretário Jonel Iurk.
“Esta reunião é o início de uma gestão integrada aos municípios em relação aos resíduos sólidos, na medida em que os problemas inerentes ao tema são pertinentes aos municípios e cada um com suas peculiaridades e anseios para esta área. Daí o fortalecimento que se deve dar por meio de uma parceria mais estreita entre prefeituras e SEMA, como pressuposto de que as soluções se fazem em conjunto, neste caso específico, em associativismo.” Declarou Luiz Antonio Larocca.

Secretário em reunião com prefeitos da AMCG