SEMA promove Seminário para discutir ações de conservação da biodiversidade 07/04/2011 - 18:00
A Secretaria do Meio Ambiente e Recursos Hídricos (SEMA) promoveu nesta quarta-feira (06), na Universidade Livre do Meio Ambiente (Unilivre), em Curitiba, o I Seminário para Planejamento de Ações de Conservação da Biodiversidade no Estado do Paraná. A partir desse encontro, será elaborado um documento com as bases teorias e estratégicas que devem integrar o programa Bioclima Paraná, que deve ser concluído até julho.
O secretário do Meio Ambiente e Recursos Hídricos, Jonel Iurk, disse que o objetivo do encontro foi discutir tecnicamente a formatação do projeto Bioclima.
“Pela primeira vez o estado do Paraná cria uma estratégia para conservação da Biodiversidade que inclui a discussão com diversos setores da sociedade”, afirmou o secretário Jonel.
Os trabalhos do seminário foram divididos em etapas que incluíram a definição de uma visão, temas, resultados esperados e indicadores de avaliação do Plano. Entre as ações previstas no Programa estão a preservação da fauna e da flora, criação de áreas de conservação, recuperação de Áreas de Preservação Permanente (APPs) degradadas, entre outras. “Todas as medidas têm o objetivo de proteger o patrimônio natural do estado”, declarou o secretário Jonel Iurk.
O Seminário contou com a presença do deputado estadual Luiz Eduardo Cheida, presidente da comissão de ecologia e meio ambiente da Assembléia Legislativa do Paraná; do presidente do Instituto Ambiental do Paraná (IAP), Tarcísio Mossato Pinto; de representantes da Secretaria da Agricultura e Abastecimento, Emater, Universidade Federal do Paraná (UFPR) e de Organizações Não-Governamentais (ONGs) como Fundação O Boticário, Mater Natura, Sociedade de Proteção à Vida Selvagem (SPVS), TNC e Ideia Ambiental.