Secretaria do Meio Ambiente conclui rodada de capacitações para conferências municipais 21/06/2013 - 18:00

A Secretaria do Meio Ambiente e Recursos Hídricos concluiu na última sexta-feira (21) a rodada de cursos de metodologia para as conferências municipais de meio ambiente. Realizada no Cietep, em Curitiba, esta sexta e última etapa do treinamento teve a participação de mais de 200 pessoas, representando 66 municípios, além do presidente da Fiep, Edson Campagnolo.

Os cursos tiveram o objetivo de capacitar os agentes locais para que as conferências municipais possam levantar - com a participação da sociedade - as demandas de cada cidade relacionadas à gestão dos resíduos sólidos urbanos e rurais.

Neste ano, as conferências terão como tema os resíduos sólidos. "Nossa meta é qualificar o poder público, setor privado, sociedade civil organizada e cooperativas de catadores de materiais recicláveis para reduzir a geração de resíduos e reconhecê-los como um bem econômico e de valor social, gerador de trabalho e renda”, declarou o secretário Luiz Eduardo Cheida. As conferências de meio ambiente devem contribuir para a implementação da Lei 12.305/2010, que cria a Política Nacional de Resíduos Sólidos.

As conferências terão quatro eixos principais de discussão: produção e consumo sustentáveis, redução dos impactos ambientais, criação de emprego e renda e educação ambiental.

Além da capital, o curso de metodologia foi oferecido nas cidades de Guarapuava, Londrina, Ponta Grossa, Maringá e Santa Helena. "A etapa de Curitiba foi uma oportunidade para quem ainda não tinha participado da capacitação e um reforço para aqueles que participaram pela segunda vez", explicou o coordenador de resíduos sólidos da Secretaria do Meio Ambiente, Laerty Dudas.

METODOLOGIA - Os participantes das conferências deverão se reunir em grupos, divididos por eixos de interesse. Cada grupo terá uma hora para debater e apresentar propostas sobre cada tema. As propostas serão votadas e as cinco propostas que receberem maior número de votos serão encaminhadas para as conferência macrorregionais, que vão reunir 20 propostas de cada região do Paraná

Após a realização das conferências municipais, acontecem cinco etapas de conferências macrorregionais, de 1º de julho a 02 de agosto e, posteriormente, a Conferência Estadual do Meio Ambiente, que será realizada em setembro, em Foz do Iguaçu. Já a 4ª Conferência Nacional será em outubro, em Brasília.     



Saiba mais sobre o trabalho da SEMA no nosso Facebook e no nosso Twitter.


GALERIA DE IMAGENS