Secretaria do Meio Ambiente quer levar Agenda 21 a todos os municípios do Paraná 03/04/2011 - 19:40
A Secretaria do Meio Ambiente e Recursos Hídricos (SEMA) vai incentivar a implementação da Agenda 21 em todos os municípios do Paraná. Esta é uma das principais propostas que integram o plano de ação para 2011, apresentado no último dia 31 de março, durante a primeira Reunião Extraordinária do Fórum Permanente da Agenda 21 deste ano. “Queremos colaborar para o fortalecimento das Agendas 21 locais existentes e incentivar à sua instalação em todos os municípios do Paraná”, declarou o secretário do Meio Ambiente e Recursos Hídricos, Jonel Iurk. Ele disse ainda, que a SEMA, por meio da coordenação da Agenda 21 Paraná, buscará parcerias com os Conselhos Municipais de Meio Ambiente e Associação dos Municípios do Paraná para o fortalecimento das ações.
Também faz parte do Plano de Ação para 2011 o fortalecimento do Fórum Permanente da Agenda 21 Paraná, o resgate das ações realizadas pelos diversos setores, incentivo a boas práticas ambientais, entre outras. Além disso, já estão sendo planejados eventos para este ano como, por exemplo, um ato ecumênico junto à CNBB/Campanha da Fraternidade, a criação de um workshop com o tema “Preparando o Paraná para o Rio+20” – encontro da Conferência das Nações Unidas sobre Desenvolvimento Sustentável que será realizado em 2012 no Rio de Janeiro – e a realização da plenária do fórum durante a Semana do Meio Ambiente, em junho.
Os presentes também discutiram a retomada de parcerias com instituições de ensino superior, empresas e ONGs que participaram de projetos da Agenda 21 para divulgar as iniciativas bem sucedidas, bem como, estudar novos projetos. Além disso, houve uma apresentação do grupo Rio+20 – encontro da Conferência das Nações Unidas sobre Desenvolvimento Sustentável que será realizado em 2012 no Rio de Janeiro.
Coordenação - Durante a primeira reunião do Fórum, foi apresentada a nova coordenadora de ações da Agenda 21 Paraná, a psicóloga Rosana Vicente Gnipper.
“Temos um planejamento a ser cumprido que envolve diversas ações, entre elas, o fortalecimento do Fórum, o qual considero importante”, afirmou Rosana. Ela lembrou, que o Fórum conta com a participação de diversos segmentos da sociedade. “Vamos priorizar o diálogo e as decisões em conjunto”, completou.
O encontro do Fórum foi realizado na Secretaria do Meio Ambiente e contou com a presença do Presidente do Instituto das Águas do Paraná, Márcio Nunes, e do Presidente do Instituto de Terras, Cartografia e Geociências, Amílcar Cavalcante Cabral. Também participaram da reunião representantes de movimentos sociais, secretarias estaduais, universidades, da Ordem dos Advogados do Brasil (OAB), Conselho Regional de Engenharia, Agricultura e Agronomia (CREA) e da Itaipu Binacional.