Secretaria estadual do Meio Ambiente tem novo titular 04/04/2014 - 15:10

Assumiu, nesta sexta-feira (04), a Secretaria Estadual do Meio Ambiente e Recursos Hídricos, o advogado Caetano de Paula Júnior. A transmissão do cargo foi feita pelo ex-secretário, o deputado estadual Luiz Eduardo Cheida, que volta à Assembleia Legislativa, em cumprimento as exigências da legislação eleitoral para disputar a reeleição como deputado estadual.

Caetano estava atuando como Diretor Geral da Secretaria do Meio Ambiente e acumulava a função de Coordenador de Biodiversidade e Florestas da SEMA, bem como a coordenação geral do Programa Bioclima Paraná. Ele também ocupava as funções de conselheiro do SIMEPAR , do CONCIDADES e do Conselho Nacional do Meio Ambiente (CONAMA).

AVANÇOS -Em seu discurso de despedida, Cheida destacou os avanços neste um ano em que comandou a pasta do meio ambiente.

"O Paraná criou mecanismos para beneficiar cidadãos que preservam o meio ambiente, ao invés de penalizar quem faz o errado. Também apostamos no fortalecimento do poder local com a descentralização do licenciamento ambiental aos municípios", declarou Cheida. O deputado enumerou ações de sucesso.

"Com a criação de uma rede de proteção animal, mostramos que todas as espécies vivas são fundamentais para o equilíbrio ambiental e humano", destacou. "Além disso, estamos decretando o fim dos lixões no Paraná, incentivando o ciclismo, combatendo a erosão, disciplinamos as marinas litorâneas e de água doce, criamos incentivo aos piscicultores, abrimos o Jardim Botânico de Londrina e o Aquário de Paranaguá", relatou. "Também regularizamos milhares de situações fundiárias, retiramos mais de mil toneladas de agrotóxicos proibidos das propriedades rurais, começamos a proteger nossos rios com a cobrança pelo uso da água, estamos mitigando as mudanças do clima, possibilitando o plantio da araucária, colocamos o Paraná no Conselho Mundial da Água e entregamos para Matinhos e Guaratuba o seu plano diretor após dez anos de espera", resumiu Cheida.

"Estas e outras ações atestam que a questão ambiental é, antes de tudo, uma questão social, que tem ligações com a economia, segurança, justiça, transito, agricultura e demais áreas do saber humano", finalizou Cheida.

O ex- secretário Chefe da Casa Civil, deputado federal Reinhold Stephanes, disse que sua presença na solenidade foi uma homenagem ao trabalho realizado por Cheida e pela escolha do nome de Caetano pelo governador, Beto Richa.

"A forma com que o Cheida conseguiu integrar o setor ambiental, político, produtivo e econômico merece destaque. Além disso, é da capacidade técnica do Caetano que o governo precisa para dar continuidade a sua política ambiental", afirmou Stepanhes.

METAS - Ao assumir o cargo de secretário do Meio Ambiente, Antonio Caetano de Paula, citou algumas ações que coordenou na SEMA como, por exemplo, a aprovação do ZEE litoral e a ampliação de 36% (ou 3 mil hectares) em áreas de proteção integral no Litoral; a garantia de R$1,5 milhões para executar a fase 2 do Inventário Florestal, o acordo inédito com a Agência Nacional de Águas para incluir o Paraná no programa Produtor de Água e os avanços no Programa Bioclima que está finalizado e com investimentos internacionais previstos para sua operacionalização.

"Agora, queremos modernizar os sistemas de informação, de controle e de transparência, facilitando a vida dos técnicos e dos tomadores de decisão", ressaltou Caetano. Segundo ele, a Secretaria já conquistou recursos junto ao Banco Mundial para modernização do espaço físico e valorização do servidor.
Sobre a continuidade da política ambiental do Governo do Paraná, o novo secretário disse que buscará uma articulação, cada vez maior, com todos os setores da sociedade civil. "O foco será criar uma agenda permanente de discussão com a sociedade, incluindo ONGs, setor produtivo e industrial, pois a agricultura, a indústria e o homem estão inseridos e são parte do Meio Ambiente", destacou. "E para o fortalecimento dos programas e ações nas áreas de conservação da biodiversidade, prevenção, educação ambiental, recursos hídricos, resíduos sólidos e mudanças climáticas, buscaremos novas parcerias e recursos", finalizou.

Estiveram presente na solenidade de posse o secretário do Planejamento e Coordenação Geral, Cássio Tanigushi; o presidente da Mineropar, José Antônio Zen; o chefe da Divisão de Defesa Civil, coronel Edemilson de Barros; o presidente do Simepar, Eduardo Alvin; o secretário do Meio Ambiente de Curitiba, Renato Lima; o vice-presidente da federação das Indústrias do Estado do Paraná, Aurélio Santa' Anna e o diretor da geral do Instituto das Águas do Paraná, Everton Souza.

Também participaram da solenidade técnicos do Sistema SEMA, representantes da Secretaria de Agricultura, Infraestrutura e Logística, Detran, DER, Embrapa, Ordem dos Advogados do Brasil, Emater, Secretaria do Trabalho entre outros.

Trajetória - Antonio Caetano de Paula Júnior é londrinense, tem 38 anos, estudou Direito na Universidade Federal do Paraná – UFPR e foi Presidente do Centro Acadêmico Hugo Simas e Coordenador Geral do DCE. Também fez parte dos Conselhos de Ensino Pesquisa e Extensão, e do Conselho Universitário da UFPR.

Na Assembleia Legislativa do Paraná foi Chefe de Gabinete da Liderança do Governo, Chefe de Gabinete da Primeira Vice-Presidência, Secretário Executivo da Comissão de Ecologia e Meio Ambiente, e chefe de gabinete do Deputado Estadual Luiz Eduardo Cheida.

Assessorou diversas CPIs, entre elas, a CPI do Narcotráfico do Congresso Nacional. Atuou como consultor nas áreas de Gestão Administrativa, Gestão de Projetos e de Políticas Públicas de Meio Ambiente. Foi assessor técnico da Câmara de Vereadores de Curitiba.


GALERIA DE IMAGENS