Secretaria prorroga data de contribuição para Semana do Meio Ambiente 07/05/2021 - 16:24

As participações serão analisadas e podem ser divulgadas durante as comemorações da Semana do Meio Ambiente, de 30 de maio a 05 de junho. A proposta do Governo do Paraná, através da Sedest, é promover a aproximação com os paranaenses, ouvindo as demandas locais.

O prazo para o envio de sugestões e exemplos a serem seguidos com foco na melhoria do meio ambiente foi prorrogado pela Secretaria do Desenvolvimento Sustentável e do Turismo (Sedest). A população pode participar até a próxima segunda-feira (10), clicando AQUI.

A ação pode ser individual ou em grupo, envolvendo resíduos sólidos, água, flora, fauna, energia limpa, limpeza de áreas, ou até mesmo mudanças climáticas e educação ambiental.

É possível anexar documentos, fotos e vídeos com as iniciativas e sugestões. Os vídeos devem ser gravados na horizontal e ter, no máximo, um minuto de duração. Dúvidas podem ser enviadas ao e-mail comunicacao@sedest.pr.gov.br.

Segundo o secretário do Desenvolvimento Sustentável e do Turismo, Márcio Nunes, as participações são importantes para garantir o equilíbrio entre o desenvolvimento, geração de emprego e o cuidado e recuperação do meio ambiente. “O meio ambiente é tudo o que versa sobre a vida na terra, um setor amplo onde muita coisa é importante. Porém, quatro ações são fundamentais: educação ambiental, fiscalização, preservação e recuperação da flora e da fauna”, disse.

PARTICIPAÇÃO – Entre as participações que o órgão ambiental estadual já recebeu, estão sugestões de projetos para conscientização de nascentes e córregos; desenvolvimento de ação ambiental em saúde, viável no período da pandemia, focado nos cuidados com o meio ambiente para evitar a proliferação do Aedes Aegypti; projetos de educação ambiental com a população sobre queimadas urbanas; e coleta seletiva, entre outros.

A campanha também recebeu bons exemplos já realizados por paranaenses, como um projeto de educação ambiental em comunidades tradicionais do Paraná; a recuperação de áreas degradadas com o reflorestamento; e a iniciativa que implantou trilhas interpretativas com informações sobre a fauna e a flora em um parque municipal.

Saiba mais sobre o trabalho da Secretaria de Estado do Desenvolvimento Sustentável e do Turismo em:
www.facebook.com/desenvolvimentosustentaveleturismo/