Secretário abre o II Festival de Turismo do Litoral 20/08/2012 - 09:14



O secretário do Turismo, Faisal Saleh, abriu o II Festival de Turismo do Litoral e a assembleia conjunta dos conselhos de Desenvolvimento Territorial do Litoral e de Turismo do Paraná, na noite de quinta-feira (16). O Festival é realizado em Paranaguá até domingo (19).

As assembleias extraordinárias conjuntas tiveram como pauta única “O Desenvolvimento Territorial Sustentável do Litoral sob a ótica do Turismo”, e a participação do Conselho Portuário, Administração Porto de Paranaguá e Antonina e Associação Comercial e Industrial de Paranaguá.

Haverá onze apresentações entre palestras, seminários, oficina e fórum. Os debates vão tratar de temas como economia criativa, direito ambiental, empreendedorismo, destinos turísticos, patrimônio histórico e cultural, oportunidades de negócio, atividade hoteleira, segurança e criatividade no turismo. A programação está no site www.festivaldolitoral.com.br.

O Conselho de Turismo do Paraná é presidido pelo secretário do Turismo, Faisal Saleh e o Conselho de Desenvolvimento Territorial do Litoral (Colit), pelo secretário do Meio Ambiente e Recursos Hídricos, Jonel Iurk. Foram apresentadas as ações governamentais estratégicas do Litoral, especialmente as de impacto ambiental e turístico.

“É motivo de orgulho e ao mesmo tempo um desafio para o Paraná o fato de ser o único Estado que realiza um festival de turismo específico para o litoral. Há um espaço gigante para crescer”, disse o secretário Faisal. O prefeito de Paranaguá, José Baka Filho, explicou que o Festival dá oportunidade de interação para o desenvolvimento sustentável do litoral.

Faisal entrega o cargo de secretário de Turismo às 14 horas desta segunda-feira (20) ao administrador e economista Jackson Pitombo Cavalcante Filho, indicado terça-feira (14/08) pelo governador Beto Richa para assumir a pasta interinamente a Secretaria de Estado do Turismo. Pitombo acumula o cargo com a presidência da Paraná Turismo.

REGIÃO – O litoral é a menor região turística do Estado, com apenas sete municípios, com 14 unidades de responsabilidade estadual e três, federal. É o segundo maior estuário do Brasil, que possibilita o desenvolvimento de atividades aquaviárias e duas cidades tombadas pelo patrimônio histórico. “A região tem um grande potencial a ser explorado, como seu patrimônio histórico, sua cultura e suas festas religiosas, a gastronomia, e toda beleza da mata atlântica preservada, das magníficas baías, rios e costa”, disse Faisal.

Entre as ações no litoral em desenvolvimento estão os empreendimentos na área de Pontal do Paraná, o Plano de Desenvolvimento Territorial Sustentado Litoral e o Programa Bio Clima de conservação e recuperação da biodiversidade. O Colit tem a atribuição de alinhar o plano urbano com o zoneamento ecológico e econômico, sugerindo áreas próprias para os empreendimentos, segundo explicou Iurk.

REUNIÕES TÉCNICAS E PALESTRAS - O primeiro dia do II Festival de Turismo do Litoral começou com a reunião técnica do Grupo de Trabalho de Turismo Náutico (GT Náutico), do Governo do Paraná, para apresentação dos projetos em andamento no litoral. A reunião aconteceu no Hotel Camboa e foi inserida na programação paralela do festival.

De acordo com o superintendente da Ecoparaná e secretário executivo do GT Náutico, Rafael Andreguetto, um dos grandes projetos para Paranaguá é o de requalificação do entorno do Aquário, que está sendo desenvolvido pela Secretaria de Estado do Planejamento em conjunto com a Ecoparaná e Prefeitura de Paranaguá.

O projeto prevê a realocação do Mercado de Peixe e das Ostras, que serão anexados ao atual Mercado Municipal. No local será construída uma praça e uma estação náutica. “Será o grande terminal aquaviário – tanto de passageiros locais como de turistas”, disse Rafael .

TERMINAL DE PASSAGEIROS - Outro grande projeto para Paranaguá é a construção de um terminal marítimo de passageiros no Porto de Paranaguá. O Termo de Referência, ou seja, o pré-projeto está concluído e após a análise da Caixa Econômica Federal será lançado o edital para contratação do projeto.

GALERIA DE IMAGENS