Secretário é recebido pelo presidente do ICMBio 14/12/2012 - 12:10
O secretário Jonel Iurk reuniu-se na quarta-feira (12 de dezembro) em Brasília com o presidente do ICMBio (Instituto Chico Mendes de Conservação da Biodiversidade) Roberto Vizentin e diretores para tratar de temas de interesse mútuo às instituições.
O assunto principal da reunião foi a criação do Parque Nacional de Guaricana, localizado na Serra do Mar paranaense. Iurk solicitou ao ICMBio que a Secretaria de Meio Ambiente do Paraná tenha participação no Grupo de Trabalho que fará o estudo do perímetro territorial do Parque, tendo em vista a possibilidade de que o traçado de futura ferrovia federal passe pela área destinada ao parque. A futura ferrovia é o ramal que ligará Cascavel a Paranaguá.
O projeto da ferrovia foi desenvolvido pelo Instituto de Engenharia do Paraná (IEP). Segundo o secretário Iurk “o projeto já está bem encaminhado do ponto de vista técnico, mas o fator ambiental será tão determinante quanto o econômico para a execução da obra”.
As discussões sobre o traçado envolvem o Ministério do Meio Ambiente (MMA), o Ministério de Minas e Energia(MME), a estatal EPL (Empresa de Planejamento Logístico) e o ICMBio.
Ainda foram abordados na reunião os seguintes assuntos: regularização fundiária de áreas de Unidades de Conservação do ICMBio localizadas dentro do Paraná, manejo de Araucárias pelos pequenos produtores rurais, gestão compartilhada governo federal/estadual de FLONAS e circulação de automóveis dentro do Parque Nacional do Iguaçu.
O presidente Roberto Vizentin aproveitou a visita para apresentar ao secretário Iurk as mais recentes publicações didáticas produzidas pelo ICMBio, como o mapa nacional das Unidades de Conservação e Centros de Pesquisa, e as edições Patrimônios Naturais: Espécies Ameaçadas e Parques Nacionais.
Iurk também foi atendido pelo secretário de Extrativismo e Desenvolvimento Rural Sustentável do MMA, Paulo Cabral, que se interou das demandas do Paraná.