Sedest participa em audiência pública na Assembleia Itinerante da Expoingá 12/05/2023 - 16:20

A Secretaria do Desenvolvimento Sustentável esteve presente nesta quinta-feira (11) na Assembleia Itinerante na Exposição Feira Agropecuária, Industrial e Comercial de Maringá (Expoingá), para a audiência pública Reciclagem no Paraná: Desafios, Perspectivas e Alternativas, proposta pelo deputado Evandro Araújo (PSD), vice-presidente da Comissão de Ecologia, Meio Ambiente e Proteção aos Animais da Assembleia Legislativa do Paraná.

Com o objetivo de estimular a reciclagem e a logística reversa no Paraná, o encontro reuniu prefeitos, especialistas, representantes de cooperativas e associações de catadores, Ministério Público Estadual e Governo do Paraná.

Representando o secretário Valdemar Bernardo Jorge, Victor Hugo Fucci, chefe da Divisão de Resíduos Sólidos e Logística Reversa da Diretoria de Economia Sustentável, ressaltou o trabalho que o Governo do Paraná vem realizando nesse início de gestão: “Estamos fomentando e ampliando o nosso sistema de informações para que os dados possam fornecer, dentre as soluções regionalizadas, quais serão as ações prioritárias”.

Os municípios do Paraná coletaram cerca de 10 mil toneladas de resíduos sólidos urbanos por dia no ano de 2019, porém apenas 4,4% desse total foram destinados à reciclagem – índice superior, contudo, à média nacional (3,6%).

Esse trabalho pode ser melhorado com o fortalecimento das cooperativas e das associações por meio de capacitação, investimento e mecanização. Contudo, as soluções só serão encontradas com envolvimento de toda sociedade.

“A responsabilidade pela logística reversa não é só do governo do Paraná, dos prefeitos, mas de toda a sociedade, desde os grandes geradores até nós consumidores”, concluiu Fucci.

Composição da Mesa – O procurador do Ministério Público do estado do Paraná, doutor Saint-Clair Honorato Santos; a procuradora-chefe do Ministério Público do Trabalho no Paraná, doutora Margaret Matos de Carvalho; o presidente da Associação dos Municípios do Setentrião Paranaense (Amusep), senhor Rogério Aparecido Bernardo; secretário Municipal de Limpeza Urbana de Maringá, senhor Paulo Gustavo Ribas (representando o prefeito Ulisses Maia); padre Genivaldo Ubinge, representando a Arquidiocese de Maringá; a presidente da Associação dos Agentes Ecológicos e Recicladores (Coopercicla), senhora Deisiele Ramos dos Santos; a diretora do Instituto Lixo e Cidadania, senhora Rejane Paredes; a presidente do Conselho de Desenvolvimento Econômico de Maringá (CODEM), senhora Jeane Nogaroli; o pesquisador e especialista em resíduos sólidos pós-consumo, professor doutro Jorge Villalobos e o chefe da Divisão de Resíduos Sólidos e Logística Reversa da Secretaria de Estado do Desenvolvimento Sustentável, senhor Vitor Hugo Fucci (representando o secretário Valdemar Bernardo Jorge).

GALERIA DE IMAGENS