Sema, IAP e Junta Comercial estudam integração de sistemas para licenciamento ambiental

10/10/2016 - 15:50

O Instituto Ambiental do Paraná e a Junta Comercial do Paraná poderão integrar os sistemas digitais para simplificar e desburocratizar os procedimentos de abertura de empresas no estado. O assunto foi tradado nesta segunda-feira (10), na Secretaria Estadual do Meio Ambiente e Recursos Hídricos, entre os gestores das três instituições: Antonio Carlos Bonetti, secretário estadual do Meio Ambiente; Tarcísio Mossato Pinto, presidente do IAP e o presidente da Junta Comercial do Paraná, Ardisson Akel.

O IAP conta com o Sistema de Gestão Ambiental (SGA) que está deixando mais rápido e fácil e as solicitações de licenciamento ambiental, que podem ser feita pela internet, assim como a emissão de documentos. “Acho bastante oportuno e viável que os sistemas do IAP e da Junta Comercial sejam integrados, pois facilitará para a sociedade e também para os órgãos”, destacou o presidente do IAP.

Para aprofundar o assunto, será marcada uma reunião entre as áreas de tecnologia da informação das instituições. “Hoje não existe outro caminho, a tecnologia veio para facilitar principalmente para os cidadãos e temos sempre de buscar essas inovações”, destacou o Bonetti.

O presidente da Jucepar destacou as atuações integradas das Juntas Comerciais com o sistema os dados das Receitas Federal, Estaduais e municipais (prefeituras e órgãos de licenciamento como Corpo de Bombeiros, Vigilância Sanitária), para maior velocidade no processo de registro empresarial. “Avançamos como o Corpo de Bombeiros e queremos que com o Meio Ambiente, que é outro órgão licenciador, também tenhamos um aprimoramento”, disse Akel.

GALERIA DE IMAGENS