Sema e proprietários de RPPNs vão estudar novos mecanismos de PSA 23/02/2016 - 17:50

Proprietários de Reservas Particulares do Patrimônio Natural e a Secretaria Estadual do Meio Ambiente e Recursos Hídricos estudarão novos mecanismos legais e financeiros de apoio à manutenção de projetos de Pagamentos por Serviços Ambientais para essas áreas. A agenda foi proposta ao secretário estadual do Meio Ambiente, Ricardo Soavinski, que participou nesta terça-feira (23), do IV Encontro de Proprietários de Áreas Naturais, organizado pela Sociedade de Pesquisa e Vida Selvagem (SPVS), em Curitiba.

No encontro, na sede da RPPN municipal Airumã, em Curitiba, o secretário recebeu uma carta dos participantes, elogiando a iniciativa do Governo do Estado pelas diretrizes dos projetos de PSA para RPPNs. “A iniciativa que representa um importante avanço e a valorização dos proprietários que primam pela conservação de áreas naturais no estado do Paraná”, diz um trecho da carta assinada por cerca de 40 participantes deste encontro e instituições ambientalistas que endossam o documento.

O edital de PSA está sendo elaborado pela Sema e conta com recursos de R$ 3 milhões para beneficiar projetos em RPPNs em suas três categorias: estaduais, federais e municipais. Na mesma carta os proprietários fazem reivindicações, a maioria relacionada a criação de novos mecanismos de apoio financeiros para manutenção de RPPNs, além de apoio técnico e de mais fiscalização ambiental.

“Acho muito justo que o esforço daqueles que empenharam o patrimônio de suas famílias na conservação da natureza seja reconhecido e que recebam apoio para a manutenção dessas áreas, que embora sejam particulares, prestam serviços públicos relevantes a toda sociedade, como preservar mananciais, melhorar a qualidade do ar a biodiversidade , entre tantos outros”, disse o secretário.
Um encontro de trabalho para estabelecer com mais detalhamento algumas medidas futuras acontecerá em maio.

GALERIA DE IMAGENS