Sustentabilidade: Paraná organiza encontro inédito sobre preservação ambiental e turismo 24/04/2023 - 16:46

Agentes do Turismo e do Meio Ambiente do Brasil inteiro têm uma agenda em comum no Oeste do Paraná. O Instituto Água e Terra (IAT), vinculado à Secretaria de Estado do Desenvolvimento Sustentável (Sedest), organiza a primeira edição do Encontro Nacional de Uso Público, Turismo e Meio Ambiente, Mercado Atual, Desafios e Oportunidades.

O evento é inédito no País e acontecerá paralelamente ao Festival das Cataratas, em Foz do Iguaçu, entre os dias 31 de maio e 02 de junho. A iniciativa conta com a parceria do Instituto Ciência e Tecnologia para Biodiversidade (ICTBIO), ONG que tem como objetivo contribuir para a difusão do Uso Público das Unidades de Conservação (UCs).

Para participar do evento é necessário garantir a inscrição no Festival das Cataratas, por meio do link: www.festivaldascataratas.com.

Rafael Andreguetto, diretor de Patrimônio Natural do IAT, explica que a proposta vai além de promover a discussão da pauta em âmbito nacional. A intenção, destacou ele, é debater, criar e divulgar estratégias assertivas que envolvam preservação ambiental e turismo, em alinhamento com o Marco Global da Biodiversidade – o documento quer evitar a extinção de até 1 milhão de espécies da fauna e da flora do mundo até 2030 com a proteção de 30% do planeta e a restauração de 30% das áreas marinhas e terrestres degradadas.

“A idealização do encontro surgiu diante do aumento da procura pelas Unidades de Conservação como opção de lazer, pesquisa científica e prática de esportes. Mas isso tudo pode e precisa acontecer em conformidade com a conservação e preservação ambiental”, afirmou.

Oficina dá início à revisão coletiva do Plano de Manejo da Escarpa Devoniana

Ele citou o Programa Parques Paraná, que busca promover as 29 unidades de conservação abertas à visitação do público, como um exemplo de gestão de turismo responsável e sustentável. Esse case de referência nacional será debatido durante o evento.

“O Parques Paraná fomenta o desenvolvimento e atividade turística paralelamente à visitação das Unidades de Conservação. Também opera melhorias, promovendo a qualificação da visitação com educação ambiental, impulsionando e utilizando o turismo como instrumento para conservação. Esse modelo funciona e queremos que essa prática se expanda para todo o Brasil”, ressaltou Andreguetto.

Ações que fazem do Paraná referência no País em sustentabilidade. O Estado conquistou em 2022, pela segunda vez consecutiva, o título de mais sustentável do Brasil, de acordo com o Ranking de Competitividade dos Estados. Além disso, recebeu dois outros importantes prêmios por projetos desenvolvidos em prol do cuidado com a biodiversidade: o Prêmio Braztoa Sustentabilidade 2022 e o Prêmio A3P.

“Todos ganham: o meio ambiente, com ações efetivas para manutenção, preservação e conservação da biodiversidade; os municípios e o setor turístico com o estímulo à visitação de Unidades de Conversação; e a sociedade que terá cada vez mais Parques Estaduais para visitar e com isso compreender práticas ecológicas e sustentáveis mais que necessárias”, afirmou o diretor-presidente do IAT, Everton Souza.

“Queremos utilizar ao máximo o potencial de nosso turismo sustentável. Temos mais de 70 Unidades de Conservação, totalizando uma área de 1.250.235,77 hectares de áreas conservadas. É isso que queremos mostrar ao mundo e por isso é tão importante debater as formas de utilização responsável dessas áreas, bem como sua gestão”, acrescentou o secretário de Estado do Desenvolvimento Sustentável, Valdemar Bernardo Jorge.

IAT apresenta programa Parques Paraná em maior evento de turismo da América Latina

PROGRAMAÇÃO – Estarão em debate em Foz do Iguaçu durante o encontro nacional os seguintes temas: “O perfil do consumidor do Turismo em Áreas Naturais e os desafios para roteirização”, “A integração das Populações Tradicionais, Bioeconomia e Uso Público”, “A importância da Qualificação e da Segurança do Visitante no Uso Público”, “Os novos e velhos desafios do Uso Público”, “Delegações de Uso e Parcerias – O que existe no Brasil”, e “O futuro do Uso Público no Brasil, o que esperar?”.

A programação será finalizada com uma visita técnica ao Parque Nacional do Iguaçu, ponto das Cataratas do Iguaçu, um espaço administrado pela iniciativa privada.

“O setor turístico é o nosso maior aliado e pode nos auxiliar neste processo de gestão, manutenção e valorização dos espaços naturais. O atual modelo de gestão das UCs é deficitário, uma vez que depende diretamente do tempo e do interesse do Poder Público”, disse o vice-presidente do ICTBIO, Sergio Morato.

Já confirmaram presença no evento as seguintes entidades e empresas: Secretaria de Turismo do Paraná (Setu), Viajar Verde, Associação Brasileira das Operadoras de Turismo (BRAZTOA), Limber Software, Instituto Chico Mendes de Conservação da Biodiversidade (ICMBIO), Secretaria do Meio Ambiente do Acre, Sebrae-PR e Associação Brasileira das Empresas de Ecoturismo e Turismo de Aventura (ABETA).

FESTIVAL DAS CATARATAS – Já a programação do Festival das Cataratas contempla ações de educação ambiental relacionadas aos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS), estabelecidos pela Organização das Nações Unidas (ONU). Em comunhão à ideia do evento, materiais gráficos e folheteria serão produzidos com materiais reciclados e os cordões dos crachás serão produzidos com plásticos reciclável de garrafas pet.

“O encontro promovido pelo IAT está alinhado às tendências do Turismo. Não há espaço mais para dissociar a questão ambiental da questão turística, os dois trabalham lado a lado. A decisão de reunir operadores e responsáveis pelo Turismo no Brasil é assertiva e necessária”, afirmou Paulo Angeli, idealizador e coordenador do Festival das Cataratas.

Serviço:

Encontro Nacional de Uso Público, Turismo e Meio Ambiente Mercado Atual, Desafios e Oportunidades

Data: 31 de maio a 02 de junho

Local: Festival das Cataratas – Foz do Iguaçu (PR)

Entrada: os preços variam de R$ 300 a R$ 400

Para participar do evento é necessário garantir a inscrição no Festival das Cataratas, por meio do link: www.festivaldascataratas.com

GALERIA DE IMAGENS