Ressocialização e Combate à Erosão Urbana

O Projeto de Ressocialização e Combate à Erosão Urbana, realizado pela Secretaria de Estado do Desenvolvimento Sustentável (Sedest), por meio do Instituto Água e Terra (IAT), em parceria com prefeituras locais, busca entregar tubos de concreto para galerias pluviais captarem e escoarem a água da chuva para combater a erosão e enchentes.
O objetivo é melhorar a infraestrutura urbana e, assim, garantir mais qualidade de vida à população. Por falta de galerias pluviais, muitos locais sofrem com cheias e danos que ficam após as chuvas. É um problema grave de saneamento ambiental, pois uma valeta a céu aberto pode ocasionar contaminação.

Como funciona:

Os municípios elaboram os projetos e executam a obras de rede de galerias de águas pluviais. O Instituto Água e Terra, por meio da diretoria de Saneamento Ambiental e Recursos Hídricos, cede os tubos de concreto e também disponibiliza a entrega nos municípios através de convênios firmados com as prefeituras.

Os tubos de concreto variam de 40 centímetros a 2 metros de diâmetro com o objetivo de atender a necessidade de cada região.

Desde 2019, mais de 40,6 mil tubos foram entregues.

• Tubos de concreto