Dia da Biodiversidade: Reunião Técnica discute revisão e atualização da lista de espécies de fauna silvestre ameaçadas de extinção no estado do Paraná 22/05/2023 - 17:03

Curitiba, 22 de maio de 2023 - Em atenção ao Dia da Biodiversidade, especialistas, autoridades e pesquisadores reuniram-se hoje em Curitiba para discutir a revisão e atualização da lista de espécies de fauna silvestre ameaçadas de extinção no estado do Paraná. A reunião técnica, realizada no auditório da Secretaria do Desenvolvimento Sustentável (Sedest), teve como objetivo avaliar o status do trabalho do programa Pró-Espécies.

O Projeto Pró-Espécies está sendo realizado pelo Instituto Mater Natura, contratado pela WWF-Brasil. A revisão da lista faz parte das ações prioritárias do Plano de Ação Territorial (PAT) Caminho das Tropas Paraná-São Paulo, que, em território paranaense está sob supervisão da Sedest e do Instituto Água e Terra (IAT).

Gustavo Sbrissia, Diretor de Políticas Ambientais da Sedest, destacou a relevância da atualização da lista e a importância do trabalho conjunto: “A atualização dessa lista é muito importante porque vai definir quais serão as estratégias que o Estado fará em termos de conservação. E o trabalho de todos os pesquisadores que estão aqui hoje, ou que estão nos acompanhando online, é fundamental para que isso aconteça."

Já Rafael Andreguetto, Diretor do Patrimônio Natural do IAT, ressaltou a importância desse projeto para a gestão do governo estadual: "Na gestão Ratinho Júnior, estamos trabalhando para acelerar os projetos referentes à conservação e à restauração ambiental. Essa atualização da lista de espécies ameaçadas é mais uma das tantas notícias boas que temos na área de sustentabilidade."

Peterson T. Leivas, coordenador do projeto, apresentou aos participantes a forma como foi projetada a atualização a lista de espécies ameaçadas. Leivas destacou a importância da colaboração dos pesquisadores e ressaltou a relevância das Oficinas de Avaliação das espécies, que serão realizadas em etapas futuras.

Uma das ferramentas fundamentais para o projeto é o aplicativo desenvolvido especialmente para consolidar a base de dados e facilitar a sistematização das informações. Ana Tereza Guimarães, da equipe do projeto, demonstrou o funcionamento e a forma como foi desenvolvido o aplicativo, que contribuirá para o armazenamento e organização das informações coletadas e avaliadas pelos pesquisadores.

Durante a reunião, também foram discutidas as próximas etapas do projeto, que incluem a realização de oficinas de metodologia e avaliação das espécies. Luciane Akemi Grassani, da equipe do projeto, descreveu o cronograma previsto e apresentou quais etapas serão iniciadas nas próximas semanas.

Ao encerrar a reunião, Sueli Ota, responsável pela abertura do evento, agradeceu a participação de todos e enfatizou a importância desse esforço conjunto para a preservação da biodiversidade no estado do Paraná.

O projeto de revisão e atualização da lista de espécies de fauna silvestre ameaçadas de extinção no estado do Paraná promete ser um marco na conservação da biodiversidade, contribuindo para a elaboração de políticas públicas e ações efetivas voltadas à proteção da fauna ameaçada.

GALERIA DE IMAGENS