Dia da Biodiversidade: Sem ela a vida no planeta não conseguiria se manter 22/05/2023 - 17:30

Sem ela a vida no planeta não conseguiria se manter. Não teríamos alimentos, faltaria água e as pandemias seriam mais comuns e mais intensas.

Você sabe do que estamos falando? Estamos falando da biodiversidade. Ela representa toda a diversidade da vida, ou seja, toda a abundância de formas de vida, de espécies, de interações entre as espécies e de tipos de ecossistemas.

É esta variedade que garante uma série de recursos e benefícios para humanidade, os chamados serviços ecossistêmicos. Por exemplo, temos frutas e grãos saudáveis e numerosos por causa do serviço de polinização, fornecido pelas várias espécies nativas de abelhas, borboletas e de plantas que elas utilizam.

As florestas ajudam a manter a umidade no solo e a trazer chuvas pra a região, garantindo água para nosso consumo e para nossas lavouras. Mas para isso, é preciso uma grande diversidade de espécies de plantas e de animais, que ajudam na manutenção da floresta (o que inclui desde as minhocas até as onças).

No caso do ambiente oceânico, a biodiversidade também colabora com a grande diversidade de microalgas, que produzem mais de 50% do oxigênio que respiramos. Outro serviço ecossistêmico dos oceanos, possíveis graças à biodiversidade, é a oferta de peixes, que são a base da alimentação das comunidades tradicionais do nosso litoral, local de grande importância ambiental e enorme atrativo turístico.

Até mesmo a saúde se beneficia da biodiversidade, pois ela garante a manutenção dos três itens que compõe a Saúde Única, ou seja, as saúdes humana, animal e ambiental. Estes componentes são completamente interligados, por isso ao protegermos a biodiversidade garantimos o bem-estar de todos, além de mantermos doenças transmissíveis sob controle e evitarmos novas pandemias.

O Paraná tem uma enorme biodiversidade! De norte a sul, de leste a oeste, encontramos dezenas de ecossistemas diferentes no estado, com milhares de espécies nativas que nos trazem benefícios todos os dias. Como se não bastasse, o estado possui uma das maiores áreas de um dos biomas mais biodiversos do mundo: a Mata Atlântica.

Este é um bioma marcado pelo grande número de espécies endêmicas, ou seja, espécies que ocorrem aqui e em mais nenhum outro lugar no planeta! Grande parte dessas espécies é ameaçada de extinção, isso quer dizer que se não ajudarmos a protege-las, elas vão deixar de existir. Ao perdermos essas espécies, também perdemos todos os serviços ecossistêmicos fornecidos por elas, reduzindo a biodiversidade do estado.

A biodiversidade é muito importante para o nosso bem-estar e sobrevivência, por isso todos nós podemos contribuir para protege-la! Podemos ajudar a biodiversidade de várias formas, desde realizando boas práticas ambientais, como separando resíduos domésticos e economizando água; ou até mesmo participando de iniciativas de ciência cidadã, como o Detetives da Natureza do Paraná e o Sistema Urubu. Podemos contribuir, ainda, denunciando casos de desmatamento, queimadas e tráfico de animais silvestres. Caso veja algo, denuncie anonimamente para o 181. Juntos podemos proteger a biodiversidade paranaense!

GALERIA DE IMAGENS