Paraná é pioneiro no Plano de Logística Reversa do setor da Construção Civil 10/10/2014 - 13:30

Resíduos da Construção Civil no Paraná serão oportunidades e não um problema

O Sindicato da Indústria da Construção Civil no Paraná (Sinduscon-PR) entregou à Secretaria Estadual do Meio Ambiente e Recursos Hídricos, o Plano de Logística Reversa do setor. O documento foi entregue durante a 11ª Reunião do Conselho Temático de Meio Ambiente e Sustentabilidade da Regional Sul-Sudeste (Coema) da Confederação Nacional da Indústria (CNI), realizada na Federação das Indústrias do Paraná (Fiep).

Desenvolvido pelos sindicatos da Construção Civil que atuam no Paraná: Sinduscon-PR; Sinduscon-Noroeste; Sinduscon-Oeste; Sinduscon-Norte, o documento apresenta mecanismos necessários para a correta destinação de resíduos gerados nas obras, e do incentivo a filiação de processos que diminuam a geração desses materiais. Ele é uma resposta ao chamado da Secretaria, para a elaboração do Plano de Logística Reversa setoriais.

José Eugênio Rizzi, presidente do Sinduscon-PR, ressaltou que a união das entidades foi fundamental para viabilizar a elaboração do plano. “Sem isso não seria possível apresentar um trabalho deste porte e o plano de logística reversa certamente vai contribuir para a destinação correta dos resíduos das empresas legalmente estabelecidas”, finalizou.

O presidente da Fiep, Edson Campagnolo destacou o diálogo entre o poder público e o setor produtivo, “desde o início da minha gestão, a cooperação da Sema e do IAP (Instituto Ambiental do Paraná) foi fundamental para que chegássemos a este plano inovador da construção civil”, disse. “Esse é o caminho. O que temos que fazer é um amplo diálogo, para que a gente encontre os melhores mecanismos. Todos nós estamos preocupados com o meio ambiente e vamos tentar fazer a nossa parte”, acrescentou.

O Paraná é o primeiro estado brasileiro a se comprometer com a Logística Reversa na Construção Civil. O plano do setor estabelece metas de curto, médio e longo prazo. Para colocá-lo em prática, será formado um comitê gestor, com caráter deliberativo, composto por representantes da Câmara Brasileira da Indústria da Construção (CBIC); do Sindicato da Indústria da Construção Civil no Paraná (Sinduscon-PR); do Instituto Ambiental do Paraná (IAP); da Sema e da Fiep.

O Secretário do Meio Ambiente, Caetano de Paula, também enfatizou a importância do diálogo com os setores, “só com diálogo, respeito e envolvimento de todos, vamos conseguir uma solução para os resíduos. O Paraná é o primeiro estado do Brasil a conseguir que a indústria da construção civil assuma um papel relevante na Logística Reversa. Os Sindicatos da Construção Civil do Paraná são exemplo para o País. Todos estão de parabéns e demonstram que o Meio Ambiente é responsabilidade de todos”, destacou.

A Sema/PR criou um grupo de trabalho para avaliar e homologar o plano apresentado. A expectativa é de que as ações desenvolvidas no Paraná sirvam de modelo para o setor da construção civil em outras unidades da federação.

GALERIA DE IMAGENS