Secretário abre Encontro de Biologia e destaca projetos do Paraná 02/09/2013 - 13:50

O secretário do Meio Ambiente e Recursos Hídricos, Luiz Eduardo Cheida, apresentou, na segunda-feira (2), programas do governo na área ambiental que começam a ser aplicados neste momento. A apresentação foi durante a palestra de abertura do 7o Encontro de Biologia e Iniciação Científica do Curso de Ciências Biológicas da Universidade Estadual do Norte do Paraná (UENP), em Cornélio Procópio.

Cheida destacou que o Governo do Estado, numa iniciativa pioneira no sul do país,  iniciou ontem a cobrança de taxa das grandes empresas pelo uso das águas dos rios. O programa abrange inicialmente 75 empresas que vão contribuir mensalmente de acordo com o volume de água que captam.

“É justo que estas empresas paguem pelo volume de água que utilizam dos nossos mananciais e também sejam responsabilizadas pela qualidade da água que devolvem a estes rios. A arrecadação será revertida para programas de recuperação das nossas bacias hidrográficas e com esta medida iniciamos um novo modelo de preservação ambiental no Paraná”, disse Cheida.

Outro programa destacado por Cheida foi o pagamento pelas RPPNs (Reservas Particulares do Patrimônio Natural) que o Governo do Estado fará ao produtor que preservar matas e nascentes – além da reserva legal que já esta prevista em lei.

“Ao mesmo tempo que punimos que faz errado, temos que bonificar quem faz o certo e é isso que a Secretaria fará a partir de dezembro deste ano; vamos beneficiar o cidadão ambientalmente responsável como um prestador de serviços ambientais”, comentou.

O secretário ainda falou sobre o programa Rio da Minha Rua, que está sendo finalizado pela Secretaria de Meio Ambiente e que prevê a preservação de bacias urbanas: “Com este projeto vamos bonificar as prefeituras que mais preservarem suas bacias urbanas com o ICMS ecológico. Quanto mais a prefeitura fizer em prol do rio, mais receberá”.

Segundo Cheida, todas estas ações, além da preservação do meio ambiente, valorizam a profissão do biólogo no Estado do Paraná, abrindo novas frentes e mercado de trabalho.

O vice-diretor do campus da UENP e professor do curso de Biologia, Bruno Ambrósio Galindo, também falou na abertura do evento, lembrando que o biólogo deve assumir o seu papel participativo dentro da sociedade a auxiliar os administradores públicos na preservação do bem maior que é a natureza.