Ações ambientais contribuem para um verão mais limpo nas praias do Paraná 18/02/2016 - 15:53

Praias limpas, controle de poluição sonora, fiscalização de crimes ambientais e monitoramento da qualidade da água para os banhistas foram ações ambientais executadas pelas equipes do Governo do Estado que contribuíram para os paranaenses e turistas desfrutarem de um verão mais tranquilo e com boa qualidade nas praias do Litoral.

Entre 23 de dezembro e 14 de fevereiro, a Sanepar retirou 960 toneladas de lixo em 61 quilômetros de faixa de areia das praias de Guaratuba, Pontal do Paraná e Matinhos. Cerca de 150 pessoas fizeram a coleta do lixo. De dia, a limpeza foi feita por coleta manual e mecânica, com o uso de carrinhos de mão e veículos multiuso. À noite, seis saneadoras peneiraram a areia para retirar resíduos.

A Secretaria Estadual do Meio Ambiente repassou R$ 5,2 milhões para os municípios reforçarem a coleta de lixo durante a temporada. Com o recurso foram contratados mais pessoal e equipamentos. A SEMA e o Instituto Ambiental do Paraná (IAP) também fizeram obras de reparos e melhorias nos trapiches de acesso à Ilha Mel.

ÁGUAS LIMPAS - Durante a temporada, o IAP coletou mais de 500 amostras de água do mar, rios e reservatórios no Litoral e no interior para monitoramento da qualidade da água e orientação aos banhistas. Foram divulgados oito boletins de balneabilidade, que apontaram que o número máximo de locais impróprios para banho durante o verão, no Litoral foram três e no interior apenas um.

“Mesmo num verão chuvoso, que poderia contribuir para pioram os resultados da balneabilidade, os índices foram excelentes, e refletem os investimentos em saneamento básico, principalmente na coleta e tratamento de esgoto nessa região”, destacou o secretário estadual do Meio Ambiente e Recursos Hídricos, Ricardo Soavinski.

Fiscalização: O IAP atendeu 454 pessoas com denúncias ou esclarecimentos sobre o meio ambiente. Foram abordadas 509 pessoas, entre pescadores, moradores e veranistas no litoral, para orientar quanto às normas ambientais.

As 301 ações de fiscalização de normas ambientais em pesca, mineração, aterros sanitários, desmatamento e caça feitos pela Polícia Ambiental e IAP resultaram em 61 autos de infração lavrados, que somaram mais de R$ 378 mil em multas. Também foram lavrados 27 termos de apreensão e embargo. As ações de fiscalização por terra também resultaram na descoberta de nove áreas desmatadas ilegalmente, que juntas somam 14,752 hectares.

As unidades de conservação do Estado no Litoral também se destacaram durante todo o verão recebendo mais de 75 mil visitantes. Entre os locais mais visitados o campeão foi o parque Estadual da Ilha do Mel que recebeu mais de 53 mil visitantes, em seguida o Parque Estadual Serra da Baitaca, em Quatro Barras, que recebeu cerca de 12 mil visitantes.

GALERIA DE IMAGENS