Agenda 21 apresenta metas para 2015 17/12/2014 - 11:00

O Fórum Permanente da Agenda 21 Paraná reuniu-se, nesta terça-feira (16), na sede da Secretaria do Meio Ambiente e Recursos Hídricos, para fazer um balanço das atividades realizadas e apresentar o planejamento para 2015.

Entre as metas para 2015 está a realização de seis oficinas temáticas, divididas de acordo com os temas norteadores da Agenda 21 Paraná. O objetivo é finalizar o texto- base do documento da Agenda 21. Os temas norteadores da Agenda 21 são: direitos humanos e de todas as formas de vida; padrões de produção e consumo, recursos naturais e biodiversidade, infraestrutura e integração; pesquisa, inovação, ciência e tecnologia e governança e empoderamento.

O Fórum da Agenda 21 Paraná irá realizar 20 eventos regionais. "Vamos contemplar todas as unidades hidrográficas para aproximar a temática com a realidade local, regional e de cada setor da sociedade e governos locais, inclusive legislativo e judiciário, estabelecendo os Comitês Regionais da Agenda 21 Paraná", explicou a coordenadora da Agenda 21 Paraná na Secretaria do Meio Ambiente, Rosana Gnipper.

A programação para 2015 também inclui uma nova rodada de contatos e reuniões com entidades, instituições e movimentos. A meta é envolvê-los na etapa de divulgação do documento “Agenda 21” e na busca pelo estabelecimento de pactos e parcerias.

A Agenda 21 deverá lançar o documento na Semana da Cidadania e atenderá os municípios que encontram-se em processo de implantação da Agenda 21 Local.

O FÓRUM - O Fórum da Agenda 21 Paraná é composto por representantes do Governo e da sociedade, com a finalidade de elaborar e implementar a Agenda 21 no Estado. Em 2014 participaram das ações da Agenda 21 diferentes 49 instituições, sendo 26 governamentais e 16 não governamentais, além de 7 instituições de ensino superior e 13 participantes ativos (cidadãos que não representam nenhuma instituição juridicamente constituída), num total de 62 pessoas.

História - A Agenda 21 foi criada em 1992, durante a Eco 92, na cidade do Rio de Janeiro. Composta por quarenta capítulos, a Agenda 21 é um instrumento de planejamento participativo onde se admite de forma explícita a responsabilidade dos governos em impulsionar programas e projetos ambientais através de políticas que visam a justiça social e a preservação do meio ambiente.
Agenda 21 é um documento onde cada país se compromete a refletir em como podem contribuir no estudo de soluções para os problemas socioambientais. Cada país desenvolve a sua Agenda 21 e no Brasil as discussões são coordenadas pela Comissão de Políticas de Desenvolvimento Sustentável e da Agenda 21 Nacional (CPDS).

GALERIA DE IMAGENS