Agenda 21 começa a organizar Conferências no Paraná 21/12/1999 - 11:00

Foi realizada, nesta semana, na sede da Secretaria do Meio Ambiente e Recursos Hídricos (SEMA), a quinquagésima reunião ordinária do Fórum da Agenda 21 no Paraná. No encontro, os membros do Fórum definiram as datas em que serão realizadas às Conferências Regionais e a Conferência Estadual da Agenda 21, além de darem início ao planejamento dos eventos.

Estão previstas sete Conferências Regionais para o mês de outubro: dia 14, em Paranaguá; no dia 16 de outubro, em Ponta Grossa; no dia 18, em Curitiba; no dia 23, em Maringá; no dia 24, em Londrina; no dia 29, em Cascavel e no dia 30, a última cidade a receber a Conferência Regional será Guarapuava.

Já a Conferência Estadual, está prevista para acontecer no dia 13 de dezembro. As datas e locais ainda estão sujeitos à alteração.
O secretário do Meio Ambiente e Recursos Hídricos, Luiz Eduardo Cheida, explicou que o grande objetivo das Conferências é iniciar a elaboração do Documento da Agenda 21 no Paraná. “Neste documento, a sociedade deverá apontar quais serão as diretrizes para a construção de um desenvolvimento mais sustentável para o Estado”, ressaltou Cheida.

“Estamos querendo realizar um novo modelo de Conferência, que atinge e ouve a toda a sociedade. Para isso, serão criadas web conferências, que facilitarão a participação de todos os interessados”, disse Rosana Gnipper, coordenadora das ações da Agenda 21 no Paraná. A previsão, é que o Documento da Agenda 21 esteja pronto até março do ano que vem. Serão lançadas ainda Conferências Livres e uma consulta pública.

O QUE É A AGENDA 21 - Criada na Rio-92 (Conferência das Nações Unidas sobre Meio Ambiente e Desenvolvimento Humano), evento organizado pela ONU (Organização nas Nações Unidas), a Agenda 21 foi um compromisso mundial firmado pelos 179 países participantes da Conferência. A Agenda Global firmada na época, contém 40 capítulos, divididos em 4 seções.

O documento foi criado para ser utilizado como modelo e, ser trabalhado durante todo o século XXI, tendo como principal meta, a busca por um maior equilíbrio econômico, justiça social e conservação de recursos naturais, gerando-se desta forma, um tipo de desenvolvimento mais sustentável para o planeta.

AGENDA LOCAL - Desde 1997, baseando-se na Agenda Global, deu-se início à Agenda Brasileira, que concentra 6 temas centrais e 21 ações prioritárias. No Paraná, a Agenda estadual conta com 10 temas norteadores. Cada tema possui uma meta a curto, médio e longo prazo.
Rosana Gnipper, fala que é preciso mudar o modelo atual de consumo, de produção e da própria razão de ser dos seres humanos. Ela explica que a Agenda é uma ferramenta com uma área de atuação bastante ampla: “A Agenda é conteúdo e processo. E o processo é participativo, você tem que encontrar mecanismos de chamar o maior número possível de representantes da sociedade - cidadãos, instituições, empresas e governo - para ajudar a construir esses compromissos”.

A coordenadora conta que uma das maiores dificuldades da Agenda é que ela ainda não atingiu o status que deveria ocupar. “Ela está presente, mas a sociedade talvez ainda não tenha conhecimento disso”, relata. No site da Secretaria, o usuário pode encontrar as ações propostas pelo Estado do Paraná vinculadas aos princípios da Agenda 21, o Guia Agenda XXI para Instituições de Ensino Superior, o Guia Agenda 21 Paraná Empresarial, entre outros documentos.

FÓRUM PERMANENTE – Existe desde 2004 e conta com a participação de 70 entidades, entre representantes de secretarias estaduais, prefeituras municipais, instituições não governamentais e instituições de ensino superior. As reuniões ordinárias acontecem a cada dois meses, além de algumas reuniões extraordinárias.

COMO PARTICIPAR – Qualquer entidade ou pessoa física que tenha interesse pode participar do Fórum Permanente da Agenda 21.
• Empresa: para participar é preciso encaminhar um ofício para a sede da Secretaria em Curitiba.
• Participante Ativo (cidadão): para participar, basta preencher um formulário que está disponível na sede da Secretaria em Curitiba.
A Secretaria do Meio Ambiente e Recursos Hídricos está localizada na Rua Desembargador Motta, 3384 – Mercês – Curitiba.