Aterro sanitário de Guaratuba começa a receber lixo esta semana 24/08/2012 - 14:26



Todo o lixo produzido diariamente em Guaratuba, no litoral paranaense, e que era depositado em uma área com espaço físico esgotado, terá um novo destino a partir desta semana, com a conclusão da primeira etapa do novo aterro sanitário. A obra de R$ 2 milhões está sendo construída pelo governo do estado, através do Instituto das Águas do Paraná em parceria com a Companhia de Desenvolvimento Agropecuário do Paraná (Codapar).
A área do aterro sanitário, dois hectares, vai comportar, por cerca de 20 anos, todo o lixo produzido por moradores na temporada de verão, quando a população da cidade litorânea triplica e a produção diária de lixo chega a cerca de 280 toneladas. “O investimento em programas de coleta seletiva e reciclagem diminuirá a quantidade de resíduos sólidos destinados ao aterro. Com isso, ele pode servir a cidade por até 20 anos”, explicou o geólogo do AguasParaná, Faustino Lauro Corso.
Segundo ele, a área passou por dreno do terreno, terraplanagem, recebeu 100 mil metros cúbicos de terra, duas mantas em PEAD protetoras e uma segunda camada de terra para proteção das mantas. “Uma delas resiste, a curta distância, o impacto de um disparo de um revolver calibre 38”.
Costa Pinto explicou ainda que além das mantas para a proteção do solo, o chorume - liquido resultante da degradação da matéria orgânica dos resíduos sólidos urbanos - será depositado em uma lagoa de decantação. “Após o depósito de algumas toneladas de lixo, todo o material será coberto por terra”.
Estima-se que em 2012 o aterro de Guaratuba deve receber cerca de 22 mil toneladas de resíduos. O município, de 32.088 habitantes, gera 25 toneladas de lixo por dia. Durante a alta temporada esses números triplicam e chegam a atingir índices de 280 toneladas nos feriados de Natal, Ano-Novo e Carnaval.

GALERIA DE IMAGENS