Campanha do IAT distribui brinquedos e roupas para crianças carentes em Curitiba 13/10/2025 - 16:13

O Instituto Água e Terra (IAT) apresentou nesta segunda-feira (13) o resultado da campanha solidária voltada para o Dia das Crianças, celebrado no domingo (12). Foram arrecadados 110 itens, entre brinquedos e roupas – cada doação valia uma muda de espécie nativa. As contribuições foram entregues para a Associação de Moradores da Vila Torres, em Curitiba, que atende crianças da região em situação de vulnerabilidade.

A ação, que uniu solidariedade e preservação ambiental, ocorreu entre os dias 6 e 10 de outubro e foi coordenada pelo escritório regional do IAT que atende a Região Metropolitana de Curitiba.

“O resultado vai além das doações. Essa campanha representa a união entre o cuidado com o próximo e com o meio ambiente”, disse a gerente do escritório local do IAT, Daniela Nicole Ferreira Castelar de Araújo. “Ver tantas pessoas se mobilizando para espalhar carinho e esperança é um lembrete de que a transformação começa nessas pequenas atitudes, e que cada gesto de amor pode florescer em um futuro melhor”.

A campanha integra o programa Paraná Mais Verde, que incentiva o plantio de mudas de espécies nativas do Paraná como forma de aliar desenvolvimento ambiental, econômico e social, além de estimular a população a plantar árvores em áreas urbanas e rurais, contribuindo para o equilíbrio do clima. As mudas são destinadas a locais que necessitam de recuperação ambiental ou melhoria na arborização.

O programa possui seis linhas de ação: Revitaliza Viveiros, Viveiros Socioambientais, Incentivo a Espécies Ameaçadas de Extinção, Datas Comemorativas, Parques Urbanos e Poliniza Paraná.

Regularização: governador entrega títulos de propriedade para 224 imóveis no Litoral

Todas as mudas são produzidas nos viveiros e laboratórios de sementes administrados pelo IAT, localizados em municípios como São José dos Pinhais, Engenheiro Beltrão, Salgado Filho, Cascavel, Cornélio Procópio, Guarapuava, Fernandes Pinheiro, Ivaiporã, Jacarezinho, Morretes, Ibiporã, Mandaguari, Pato Branco, Tibagi, Pitanga, Paranavaí, Toledo, Umuarama e Paulo Frontin. Os laboratórios de sementes ficam em São José dos Pinhais e Engenheiro Beltrão.

Desde 2019, o Governo do Estado distribuiu mais de 12 milhões de mudas de espécies nativas, sendo 1,4 milhão apenas no primeiro semestre deste ano, reforçando o compromisso do Paraná com o meio ambiente e a sustentabilidade.

GALERIA DE IMAGENS

GALERIA DE IMAGENS