Cartilha ensina municípios a diagnosticar emissão de gases do efeito estufa 07/06/2013 - 19:00

A coordenadoria de mudanças climáticas da Secretaria do Meio Ambiente e Recursos Hídricos lançou a cartilha “Inventário de Emissões de Gases de Efeito Estufa”, primeira da série “Comunicando o universo das mudanças climáticas”. O lançamento faz parte das atividades do Governo do Estado em comemoração ao mês do meio ambiente.

A série inclui três publicações sobre projetos e ações para conter ou compensar as emissões de gases do efeito estufa (GEE). O secretário estadual do Meio Ambiente, Luiz Eduardo Cheida, explica que o objetivo é conscientizar os gestores municipais sobre a importância do planejamento relacionado a mudanças climáticas. “E além disso, auxiliá-los neste trabalho queremos instigá-los a refletir sobre ações que revertam o quadro de aquecimento global”, completa Cheida.
 
INVENTÁRIO - A primeira cartilha traz orientações para que municípios de pequeno e médio porte façam seus inventários de emissão de gases geradores do efeito estufa. A publicação traz documentos que traçam o perfil de emissão dos setores, territórios, empresas ou instituições.

Os inventários servem para identificar setores ou categorias mais significativos para a contabilização das emissões. O documento é o primeiro passo para a redução e controle de poluentes atmosféricos e para o monitoramento do carbono.

De acordo com o coordenador de mudanças climáticas da Secretaria do Meio Ambiente, Carlos Garcez, a elaboração do inventário de GEE é a base para a implantação de políticas públicas de gestão das mudanças do clima. O levantamento determina de maneira qualitativa e quantitativa as emissões atmosféricas desses gases. “O inventário identifica o perfil do município e como as atividades humanas impactam o meio ambiente, disponibilizando informações para a proposição de políticas municipais de mudanças climáticas para a mitigação das emissões”.

CONTEÚDO - A cartilha “Inventário de Emissões de Gases de Efeito Estufa” orienta sobre como fazer as abordagens para o inventário, quais as etapas, componentes e categorias, fontes de fatores, análise de incertezas e elaboração do relatório final, além de explicar a relação entre os gases de efeito estufa com o aquecimento global.

“O fascículo traz dicas de como fazer a contabilização, elaboração e publicação do relatório para que o inventário garanta transparência e informações seguras”, resume Garcez.

O material está disponível no site da Secretaria do Meio Ambiente e Recursos Hídricos (www.meioambiente.pr.gov.br) e será publicada e distribuída nos próximos meses.

Outros dois fascículos da série “Comunicando o universo das mudanças climáticas” estão previstos. A segunda publicação será sobre o projeto Estrada com Araucárias, que prevê a captura de carbono para a compensação de emissões de gases do efeito estufa a partir do plantio de araucárias. A terceira trará dicas de ações municipais para diminuir a emissão dos gases de efeito estufa.



Saiba mais sobre o trabalho da SEMA no nosso Facebook e no nosso Twitter.




GALERIA DE IMAGENS