Cepatur encerra o ano com entrega do selo "Embaixadores Paraná Turístico 2026" 04/12/2021 - 18:09

A última reunião do ano do Conselho Paranaense de Turismo (Cepatur), aconteceu na última semana durante o Festival das Cataratas, em Foz do Iguaçu. A 89ª reunião foi marcada pela retomada do turismo após quase dois anos com impactos no setor pela pandemia da Covid-19.

Diversas personalidades as quais representam instituições que assumiram um compromisso com o desenvolvimento do turismo no Estado, com ações previstas para os próximos anos, receberam o selo “Embaixadores Paraná Turístico 2026”. O selo chancela e resgata o compromisso de contribuição de cada instituição do Conselho Paranaense de Turismo para que o Paraná seja de fato um destino inteligente e integrado.

Entre os homenageados está o presidente do Cepatur e secretário do Desenvolvimento Sustentável e do Turismo, Márcio Nunes. De acordo com ele, o turismo paranaense, assim como em todo o mundo, passou por um ano de reinvenções e com novas formas de se trabalhar.

O turismo que mais vai crescer no Brasil e no mundo é o de grandes negócios ligados à natureza. O Paraná tem diversas linhas de frente para promover que os visitantes de várias partes do mundo venham conhecer o grande patrimônio natural que o Estado oferece”, disse.

Todas as instituições chanceladas com o selo “Embaixadores Paraná Turístico 2026”, assumem para si o compromisso com a transformação do turismo no Paraná. Eles devem colaborar com a disseminação das propostas do Plano de Desenvolvimento do Turismo Paraná Turístico 2026 e com sua efetivação. Os Embaixadores podem utilizar o selo na comunicação de sua instituição, site, materiais gráficos, digitais e outros.

CEPATUR - Durante o ano, o Cepatur realizou seis reuniões com grande preocupação para a retomada do turismo. Liderado pela Paraná Turismo, o projeto contou com três etapas, sendo a primeira a elaboração de um manual de conduta para empresários e turistas, descrevendo boas práticas diante das medidas sanitárias para o Covid-19.

2021 também foi um ano marcado pelo nascimento da 15ª Região Turística do Paraná, localizada no Sul do Estado, além das contribuições de diversas outras Instâncias de Governança Regional (IGRs) - organizações formadas pelo poder público, iniciativa privada e sociedade organizada para coordenar o Programa de Regionalização do Turismo.

O grupo teve contribuições da IGR Litoral do Paraná com o projeto Blitz Cadastur, do Norte Pioneiro com Angra Doce, da Adecsul (Terra dos Pinheirais) com a Rota da Medalha Milagrosa. Nesta última reunião, os anfitriões foram a Adetur Cataratas (Cataratas & Caminhos) com apresentação do case: "Trilhas e Rotas de Longo curso, ligando o Parque Nacional de Ilha Grande ao Parque Nacional do Iguaçu".

Durante os dois últimos anos, as entidades e os membros do Conselho se empenharam na busca de soluções para mitigar os impactos da pandemia e planejar uma retomada sustentável”, destacou o vice-presidente do Cepatur, representante da Fecomércio, Giovanni Bagatini.

Ele afirmou, ainda, que em 2022, o Conselho pretende buscar apoio da iniciativa privada do trade turístico.

Os planos operacionais de desenvolvimento de 10 regiões turísticas do Estado foram revistos e alinhados ao novo cenário, assim como as macro ações estruturantes do Plano Paraná Turístico 2026 a nível estadual. A expectativa é que no primeiro trimestre do ano que vem estejam concluídos os planos operacionais das demais 5 regiões turísticas do Paraná”, completou.

Saiba mais sobre o trabalho da Secretaria de  Estado do Desenvolvimento Sustentável e do Turismo em: www.facebook.com/desenvolvimentosustentaveleturismo

Selo Embaixadores Turísticos do Paraná:

Em 2022, o Cepatur pretende buscar apoio da iniciativa privada do trade turístico.