Com mais de mil cirurgias, Litoral recebe primeira ação gratuita de esterilização de cães e gatos 17/08/2022 - 14:33

Mais de 500 animais já foram esterilizados em Paranaguá e outros 650 são aguardados em Pontal do Paraná e Matinhos. A castração é importante para evitar zoonoses e a ninhada indesejada, que pode ocasionar problemas como abandono.

O Litoral do Paraná recebe pela primeira vez o castramóvel, veículo adaptado que realiza as cirurgias de esterilização de cães e gatos. São mais de mil vagas em Paranaguá, Pontal do Paraná e Matinhos, até a próxima sexta-feira.

A ação já finalizou em Paranaguá, com 536 animais castrados. Nesta quarta e quinta-feira, as cirurgias são realizadas em Pontal do Paraná, com a expectativa de esterilizar 434 animais. Matinhos recebe o veículo na sexta-feira, com 218 vagas para atender os pets.

O objetivo do Programa de Esterilização de Cães e Gatos (CastraPet Paraná), executado pela Secretaria do Desenvolvimento Sustentável e do Turismo, é atender especialmente famílias de baixa renda e instituições que cuidam de animais em situação de vulnerabilidade. Desde 2020, mais de 30 mil animais já foram atendidos. 

A castração é um passo importante para evitar zoonoses e a ninhada indesejada, que pode ocasionar problemas como abandono. Na terceira etapa do programa, que iniciou no mês passado, o programa chega a 219 municípios, ultrapassando a meta de atender 60% dos municípios paranaenses.

Os municípios que desejam realizar as castrações devem entrar com solicitação junto à Sedest ou junto aos deputados estaduais, para a liberação de recurso. As prefeituras contempladas que definem os critérios de atendimento (CAD Único, protetores, OCS, animais de rua, etc) de acordo com a realidade do município. O agendamento da população é feito diretamente com a prefeitura.

CIRURGIA – As cirurgias são bastante rápidas e os animais precisam estar em jejum de oito horas de comida e quatro horas de líquido para receber a anestesia. Após a esterilização, os tutores são orientados quanto à importância da vacinação, vermifugação e visitas periódicas ao veterinário, bem como dicas de guarda responsável – prevenções dentro do conceito de Saúde Única, que relaciona a saúde ambiental, animal e humana.

Os tutores recebem gratuitamente a medicação pós-operatória e os animais têm a aplicação de microchip eletrônico de identificação, além de receberem todas as orientações para cuidados pós-cirúgicos.

Castrapet

 O objetivo do Programa de Esterilização de Cães e Gatos (CastraPet Paraná), é atender especialmente famílias de baixa renda e instituições que cuidam de animais em situação de vulnerabilidade. Desde 2020, mais de 30 mil animais já foram atendidos. 

 A castração é um passo importante para evitar zoonoses e a ninhada indesejada, que pode ocasionar problemas como abandono. 

 Os municípios que desejam realizar as castrações devem entrar com solicitação junto à Sedest ou junto aos deputados estaduais, para a liberação de recurso. As prefeituras contempladas que definem os critérios de atendimento de acordo com a realidade do município.