Começam os trabalhos do Inventário Florestal do Paraná 06/03/2013 - 19:40

O secretário de Estado do Meio Ambiente e Recursos Hídricos, Luiz Eduardo Cheida, lançou, nesta quarta-feira (6), a primeira fase do Inventário Florestal do Paraná. O levantamento, que faz parte do programa Bioclima Paraná, vai gerar informações detalhadas sobre as florestas paranaenses. “Este diagnóstico dará aos nossos técnicos condições de elaborarem as políticas ambientais do Estado”, explicou Cheida. O trabalho será feito por amostragem, com 550 pontos, atingindo os 399 municípios paranaenses.

Os estudos, uma parceria entre os governos estadual e federal, serão coordenados pela Secretaria Estadual de Meio Ambiente e Recursos Hídricos (Sema) e terão como principal foco as espécies nativas. A Secretaria de Agricultura e Abastecimento também é parceira no projeto e irá auxiliar com informações sobre os estoques de espécies exóticas plantadas, como pinus e eucalipto. A validação e o controle de qualidade dos dados coletados serão realizados pela Universidade Federal do Paraná. Já a análise da paisagem será feita pela Embrapa Florestas e a identificação do material botânico pelo Museu Botânico de Curitiba – todos por meio de parcerias com o Setor Florestal Brasileiro.

Antônio Carlos Hummel, diretor do Serviço Florestal Brasileiro, falou sobre as expectativas: “O objetivo é gerar informações qualificadas sobre as florestas do Paraná e conhecer principalmente as florestas por dentro: a qualidade, a quantidade, a biomassa, o carbono e a relação das pessoas com esses locais”. O trabalho também incluirá variáveis biofísicas, que buscam fornecer informações sobre a dinâmica das florestas, assim como dados socioambientais sobre a importância das florestas para a população que vive em seu entorno.

O levantamento permitirá um diagnóstico qualitativo das florestas, biomassa e estoques de carbono. As informações também serão importantes para a revisão da lista de espécies da flora ameaçadas de extinção, pois a última foi realizada em 1995. “O Programa Bioclima Paraná prevê estudos periódicos, como o inventário de florestas, para o monitoramento dos recursos florestais do Estado, com o principal propósito de subsidiar a definição de políticas florestais”, lembrou a coordenadora de Biodiversidade e Florestas da Sema, Mariese Muchailh.

O presidente do Instituto Ambiental do Paraná, Tarcísio Pinto, pediu a colaboração dos produtores rurais durante os trabalhos desenvolvidos para o inventário. “Queremos tranquilizar os produtores, já que o trabalho de campo não envolve nenhum tipo de fiscalização. O objetivo é fortalecer e favorecer o produtor rural. Por isso, pedimos que atendam as equipes que vão a campo”.

Também estiveram presentes na cerimônia de lançamento do Inventário Florestal do Paraná o secretário estadual de Agricultura e Abastecimento, Norberto Ortigara, presidente do Instituto de Terras Cartografia e Geociência, Amílcar Cavalcanti, presidente do Emater, Lino de David, diretor de Pesquisa e Informações, Joberto Freitas, diretor da Embrapa Florestas, Helton Damin da Silva, superintendente do Ibama, Jorge Augusto Callado, secretário de Meio Ambiente de Curitiba, Renato Eugênio de Lima, professor Alexandre França Tetto, representando a Universidade Federal do Paraná, e o deputado estadual Wilson Quinteiro.

GALERIA DE IMAGENS