Comitiva francesa conhece programas ambientais do Governo do Paraná 01/07/2011 - 16:10

O secretário do Meio Ambiente e Recursos Hídricos Jonel Iurk recebeu, na última quarta-feira (29), em Curitiba, uma comitiva de técnicos da região de Rhône Alpes, na França que vieram conhecer as novas ações do Governo do Paraná para a área ambiental. Entre os maiores interesses estão projetos para geração de energia renovável como, por exemplo, biomassa, etanização e o reaproveitamento de resíduos animais para geração de biogás.

“As trocas de experiências são fundamentais no processo de cooperação que buscamos para a criação da sociedade do conhecimento”, afirmou o secretário do Meio Ambiente e Recursos Hídricos, Jonel Iurk.

Já nesta quinta-feira (30), técnicos da Secretaria do Meio Ambiente, Instituto Ambiental do Paraná (IAP) e Instituto das Águas do Paraná apresentaram programas voltados à área de mudanças climáticas, biodiversidade e florestas, resíduos sólidos e recursos hídricos.

A técnica em meio ambiente de Rhône Alpes, Emmanuelle Deurrant, explica que a região de Rhône Alpes tem uma vontade política de desenvolver intercâmbios internacionais, em especial, com o Paraná.

“As fontes de energia alternativas são um tema de interesse comum ao Paraná e a França e os acordos de cooperação, legitimizam a vontade política de fazermos essa tecnologia progredir”, declarou Emmanuelle Deurrant. Ela veio acompanhada da especialista em energias renováveis da Agência Regional de Energia e Meio Ambiente de Rhône Alpes, Valérie Borroni.

“Na França os financiamentos para pesquisa em biomassa são um pouco mais acessíveis do que no Brasil e nós estamos aqui justamente para fazer essa troca de conhecimento e informação”, completou Valérie Borroni.


História - A relação entre o Paraná e a França começou a se consolidar com a instalação da fábrica da Renault e de suas fornecedoras na Região Metropolitana de Curitiba, na década de 90, e fortaleceu-se com as parcerias entre o Paraná e a região de Rhone–Alpes. “É a segunda região mais importante da França. Fica atrás apenas da região de Paris”, explicou o embaixador St. Geours em visita ao governador, Beto Richa, no mês de fevereiro. Segundo ele, a ampliação da relação com o Paraná vai permitir a melhoria das relações comerciais entre Brasil e França.