Dia do Biólogo é lembrado pela Secretaria do Meio Ambiente 03/09/2013 - 10:09

Nesta terça-feira (3) é comemorado o Dia do Biólogo, data em que a Secretaria do Meio Ambiente e Recursos Hídricos (SEMA) lembra da importância desse profissional na preservação e manutenção da fauna e da flora de diferentes regiões do Paraná. A Secretaria conta com 98 funcionários e, destes, cinco são formados em Biologia, atuando em diferentes áreas, como Resíduos Sólidos, Mudanças Climáticas, Recursos Hídricos e Assessoria Jurídica.

O biólogo Laerty Dudas, coordenador de Resíduos Sólidos da Secretaria, explica que todas as áreas de atuação da SEMA têm a ver com Biologia: “Não dá pra segmentar. Quando falamos em meio ambiente, estamos falando de tudo. O próprio curso de Biologia dá uma dimensão de que as coisas não são estáticas, mas têm movimento e tudo é transversal, tudo é química, matemática, estatística”.

O coordenador acredita que primeiro é preciso que as pessoas se conheçam, já que o meio ambiente é importante para todos e, sem ele, não existe qualquer outra área. “Nós somos meio ambiente. Quem conhece preserva, quem não conhece, não preserva. Um povo educado, não joga papel no chão, por exemplo”.

Só no Paraná são mais de 10 milhões de habitantes, cada um gerando meio quilo de resíduo por dia, informa Dudas. "A partir disso, se tem uma ideia de que o modelo de consumo e de desperdício criados pelo homem atual são muito violentos, com um nível de poluição elevado. As pessoas esquecem que vivemos todos no mesmo planeta e que só temos esse planeta. Por isso, acredito que a Biologia tem o papel de estudar o comportamento do ser vivo animal e vegetal e a importância do biólogo é justamente essa: conhecer o planeta e conseguir preservá-lo, já que tudo está interligado". 

Sérgio Siqueira, estagiário de biologia da SEMA na Agenda 21, compartilha a ideia. Ele ressalta que o papel do biólogo é o de reverter as mudanças negativas que vêm sendo provocadas devido ao aumento da população e à crescente produção de alimentos. "Esse aumento gera desmatamentos, queimadas, poluições e destruições de ecossistemas, ocasionando perda na fauna e na flora. O biólogo possui um panorama diferente do restante da população sobre a vida e sobre o meio ambiente. Por meio de ideias e atitudes podemos difundir um comportamento sustentável, mostrando para população que pequenas atitudes podem fazer sim a diferença”.

Ana Márcia Niweglowski, bióloga da coordenadoria de Recursos Hídricos da SEMA, fala que o papel do biólogo dentro da Secretaria é o de trazer uma visão mais geral sobre a conservação do modo de vida como um todo: “A visão do biólogo transcende a técnica, ela passa pelos animais, pelas plantas, pela água, pela atmosfera”.

"Se nada mudar, o planeta ficará insustentável. Por isso, é necessário que se preserve o meio ambiente para a geração presente. Só com isso o futuro também estará preservado”, finaliza Laerty Dudas.

GALERIA DE IMAGENS