Draga Galileo Galilei retorna ao Paraná para dar continuidade aos trabalhos de alargamento da faixa de areia 01/09/2022 - 14:50

Draga estava em manutenção no Estado do Rio de Janeiro e já está em deslocamento para o Paraná. Navio fará a dragagem de 4,5 km de extensão nos Balneários de Matinhos.

 

Fotos: Alessandro Vieira

Após manutenção no Estado do Rio de Janeiro, a draga Galileo Galilei está em deslocamento ao Litoral do Paraná nesta quinta-feira (01) e nesta sexta-feira (02) deve iniciar as obras de dragagem para o alargamento da faixa de areia em até 100 metros de largura do Pico de Matinhos até o Balneário Flórida. 

São 4,5 km de extensão onde serão acrescentados cerca de 1,7 milhão de metros cúbicos de areia. A dragagem deve ser finalizada no mês de novembro, mas a liberação da praia para uso público ocorre somente após a estabilização da areia, de acordo com os estudos técnicos. 

Nos próximos dias, especialmente no feriado que se aproxima, moradores e visitantes do Litoral do Estado devem ficar atentos às sinalizações de interdições na praia e em ruas da beira mar. A interdição ocorre para evitar acidentes em locais próximos aos equipamentos utilizados para as Obras de Recuperação da Orla de Matinhos. 

A obra abrange uma série de intervenções, entre engorda da faixa de areia por meio de aterro hidráulico, estruturas marítimas semirrígidas, obras em canais de macrodrenagem e redes de microdrenagem, e revitalização urbanística da praia e da calçada com o plantio de árvores nativas.

Também serão realizadas melhorias na pavimentação asfáltica e a recuperação de vias. 

O investimento é de R$314,9 milhões em um trecho de 6,3 km de extensão (da praia de Caiobá até o balneário Flórida). As obras são executadas pelo Consórcio Sambaqui, vencedor da licitação pública, e têm previsão de conclusão de todos os trabalhos no segundo semestre do ano que vem. Porém, a interdição de praia e ruas ocorre de maneira parcial, nos trechos em que ela se faz necessária.

RUAS INTERDITADAS – A partir desta semana, conforme sinalização, ocorre a interdição total e parcial da via de veículos no bairro Tabuleiro, em Caiobá, no trecho que compreende a Rua Martinho Ramos (esquina com a Avenida Paraná) até a Avenida Beira Mar. Conforme o andamento e o avanço do serviço neste local, equipes da Copel e da Guarda Municipal auxiliam nas orientações, isolamento e segurança. 

Equipes do Consórcio Sambaqui e do Instituto Água e Terra (IAT) também acompanham o serviço para que tudo ocorra dentro das normas de segurança e de meio ambiente. No balneário Flórida, em frente ao canteiro de obras na Avenida Beira Mar, também tem interdição de ruas por um período aproximado de dois meses. Nessa região, o desvio pode ser feito pela rua H (no balneário Praia Grande) e pela Rua das Orquídeas (no Balneário Flórida).

PRAIA – Além da interdição da praia nos Balneários, onde a obra de dragagem se encontrará a todo vapor, na praia de Caiobá, onde já foi concluída a engorda da faixa de areia no trecho que compreende 1,8 km de extensão (do Canal da Avenida Paraná até o Morro do Boi), a interdição da praia também continua e os visitantes precisam ter atenção à sinalização, especialmente durante o feriado prolongado deste mês de setembro, devido à Independência do Brasil.

A areia segue em monitoramento para sua estabilização e as obras de replantio de restinga, início do paisagismo e construção do espigão no Pico do Paraná seguem no cronograma previsto no projeto executivo.

Alargamento da faixa

 São 4,5 km de extensão onde serão acrescentados cerca de 1,7 milhão de metros cúbicos de areia.

 A dragagem deve ser finalizada no mês de novembro, mas a liberação da praia para uso público ocorre somente após a estabilização da areia, de acordo com os estudos técnicos.

 O investimento é de R$314,9 milhões em um trecho de 6,3 km de extensão.