Draga Galileo Galilei retorna ao Paraná para dar continuidade aos trabalhos de alargamento da faixa de areia 01/09/2022 - 14:50

Draga estava em manutenção no Estado do Rio de Janeiro e já está em deslocamento para o Paraná. Navio fará a dragagem de 4,5 km de extensão nos Balneários de Matinhos.

Fotos: Alessandro Vieira

Após manutenção no Estado do Rio de Janeiro, a draga Galileo Galilei está em deslocamento ao Litoral do Paraná nesta quinta-feira (01) e nesta sexta-feira (02) deve iniciar as obras de dragagem para o alargamento da faixa de areia em até 100 metros de largura do Pico de Matinhos até o Balneário Flórida.

São 4,5 km de extensão onde serão acrescentados cerca de 1,7 milhão de metros cúbicos de areia. A dragagem deve ser finalizada no mês de novembro, mas a liberação da praia para uso público ocorre somente após a estabilização da areia, de acordo com os estudos técnicos.

Nos próximos dias, especialmente no feriado que se aproxima, moradores e visitantes do Litoral do Estado devem ficar atentos às sinalizações de interdições na praia e em ruas da beira mar. A interdição ocorre para evitar acidentes em locais próximos aos equipamentos utilizados para as Obras de Recuperação da Orla de Matinhos.

A obra abrange uma série de intervenções, entre engorda da faixa de areia por meio de aterro hidráulico, estruturas marítimas semirrígidas, obras em canais de macrodrenagem e redes de microdrenagem, e revitalização urbanística da praia e da calçada com o plantio de árvores nativas.

Também serão realizadas melhorias na pavimentação asfáltica e a recuperação de vias.

O investimento é de R$314,9 milhões em um trecho de 6,3 km de extensão (da praia de Caiobá até o balneário Flórida). As obras são executadas pelo Consórcio Sambaqui, vencedor da licitação pública, e têm previsão de conclusão de todos os trabalhos no segundo semestre do ano que vem. Porém, a interdição de praia e ruas ocorre de maneira parcial, nos trechos em que ela se faz necessária.

RUAS INTERDITADAS – A partir desta semana, conforme sinalização, ocorre a interdição total e parcial da via de veículos no bairro Tabuleiro, em Caiobá, no trecho que compreende a Rua Martinho Ramos (esquina com a Avenida Paraná) até a Avenida Beira Mar. Conforme o andamento e o avanço do serviço neste local, equipes da Copel e da Guarda Municipal auxiliam nas orientações, isolamento e segurança.

Equipes do Consórcio Sambaqui e do Instituto Água e Terra (IAT) também acompanham o serviço para que tudo ocorra dentro das normas de segurança e de meio ambiente. No balneário Flórida, em frente ao canteiro de obras na Avenida Beira Mar, também tem interdição de ruas por um período aproximado de dois meses. Nessa região, o desvio pode ser feito pela rua H (no balneário Praia Grande) e pela Rua das Orquídeas (no Balneário Flórida).

PRAIA – Além da interdição da praia nos Balneários, onde a obra de dragagem se encontrará a todo vapor, na praia de Caiobá, onde já foi concluída a engorda da faixa de areia no trecho que compreende 1,8 km de extensão (do Canal da Avenida Paraná até o Morro do Boi), a interdição da praia também continua e os visitantes precisam ter atenção à sinalização, especialmente durante o feriado prolongado deste mês de setembro, devido à Independência do Brasil.

A areia segue em monitoramento para sua estabilização e as obras de replantio de restinga, início do paisagismo e construção do espigão no Pico do Paraná seguem no cronograma previsto no projeto executivo.

Alargamento da faixa

O investimento é de R$314,9 milhões em um trecho de 6,3 km de extensão.