Educação Ambiental é debatida na SEMA 11/04/2017 - 19:10

A transversalidade da educação ambiental foi tema de reunião do Órgão Gestor da Política Estadual de Educação Ambiental, em evento que ocorreu na tarde de terça-feira (11) na sede da Secretaria de Estado do Meio Ambiente e Recursos Hídricos e contou com representantes das cinco secretarias que compõem o colegiado. O objetivo do encontro é garantir o compromisso e a união de esforços entre as diversas áreas de governo envolvidas, para a efetivação das políticas de educação ambiental definidas pelo órgão.

Para o secretário de Estado do Meio Ambiente e Recursos Hídricos, Antonio Carlos Bonetti, o importante é definir políticas públicas de Estado em detrimento das políticas de Governo, para que estas sejam duradouras e abrangentes, voltadas não somente para as entidades estaduais, mas que alcancem também todos os municípios do Paraná.

“A SEMA está conduzindo os trabalhos do órgão gestor de maneira a assegurar que as políticas públicas definidas, sejam capazes de induzir a transformação da sociedade por meio da educação”, disse o secretário Bonetti.

O Órgão Gestor da Política Estadual de Educação Ambiental foi criado pelo Decreto 9.958, com a responsabilidade de coordenação das políticas públicas no âmbito estadual referentes à Educação Ambiental, contemplando todo o Sistema Estadual de Educação Ambiental.

O organismo possui caráter deliberativo e consultivo, funcionando na forma de pleno e composto pelos titulares das seguintes pastas: do Meio Ambiente e Recursos Hídricos, da Educação, da Saúde, da Agricultura e do Abastecimento e da Ciência, Tecnologia e Ensino Superior, de forma a garantir a integração dessas políticas.

“Esse órgão que agrega várias secretarias de Estado e a sociedade civil, sob a coordenação da SEMA, é responsável por implementar políticas adequadas para a área ambiental no estado do Paraná, incentivando desta forma o desenvolvimento sustentável”, afirmou o secretário da Ciência, Tecnologia e Ensino Superior, João Carlos Gomes.

ATRIBUIÇÕES

Entre as muitas diretrizes do órgão destacam-se: coordenar e propor planos, programas, projetos e ações na área de educação ambiental, em âmbito estadual; assegurar a implementação e o funcionamento do Sistema Estadual de Educação Ambiental; identificar as ações e projetos de caráter socioambiental dos órgãos governamentais, entidades não governamentais de caráter social e econômico para criação de um banco de dados sobre as ações do Estado que tratam de educação ambiental, integrando as políticas públicas afetas ao tema; fomentar a criação de órgãos gestores e comissões interinstitucionais de Educação Ambiental, municipais e regionais; incentivar a cooperação técnica entre os órgãos públicos, empresas privadas e organizações não governamentais.

A coordenadora de Educação Ambiental da Secretaria, Daniela Miranda, explica que a finalidade do órgão é elaborar e promover diretrizes para a educação ambiental em todo o Paraná. “Acompanhar, apoiar, apreciar e criar as metodologias da política de educação ambiental para todo o estado”, disse Daniela.

 

GALERIA DE IMAGENS