Encontro dos grandes geradores de resíduos termina com resultados positivos 25/03/2011 - 19:50



O encontro que reuniu os maiores geradores de resíduos do Paraná – realizado pela Secretaria do Meio Ambiente e Recursos Hídricos (Sema) - terminou nesta sexta-feira (25) com resultados positivos. Durante dois dias os participantes debateram medidas para garantir a implementação de projetos de logística reversa – que prevê o recolhimento e reaproveitamento de resíduos com a participação dos grandes geradores – o incentivo a formação de cooperativas de reciclagem, captação de recursos para projetos na área ambiental e o funcionamento da cadeia produtiva de resíduos, como vidro e pneus.
“Esta ação faz parte de uma série de medidas que o Governo está elaborando como parte do Plano Estadual de Resíduos Sólidos. O intercâmbio de informações com os grandes geradores e municípios é fundamental para a nossa política que aproveitará as boas experiências, multiplicando-as em todo o Paraná”, declarou o secretário do Meio Ambiente e Recursos Hídricos, Jonel Iurk.
O fim dos lixões também está entre as metas do Governo do Paraná. O presidente do Instituto das Águas, Marcio Nunes, acompanhou as discussões, tendo em vista que a autarquia da SEMA será responsável pelo suporte técnico aos municípios que ainda não possuem aterros sanitários.
INTERCÂMBIO - O plano de resíduos sólidos do Paraná chamou a atenção do Governo de El Salvador, que enviou a assessora técnica do Ministerio de Medio Ambiente y Recursos Naturales de El Salvador, Marina Sandoval para acompanhar as discussões. A coordenadora da Área de Desenvolvimento Sustentável da ONU, Carolina Dreikorn, também esteve presente.
O encontro contou ainda, com a presença de representantes das secretarias municipais de meio ambiente de Apucarana, Arapongas, Campo Mourão, Cascavel,Campo Largo, Cornélio Procópio, Curitiba, Francisco Beltrão, Foz do Iguaçu, Guarapuava, Irati, Ivaiporã, Jacarezinho, Londrina, Maringá, Paranaguá, Paranavaí, Pato Branco, Ponta Grossa, Rio Negro, Telêmaco Borba, Toledo, Umuarama e União da Vitória.
“Este trabalho é muito importante para dar suporte as ações municipais”, concluiu Walquiria Menna Brusamolin, bióloga da Secretaria Municipal de Meio Ambiente de Campo Largo.

Galeria de fotos

Siga-nos no twitter: www.twitter.com/SEMAPR