Estado vai ofertar programa de Residência Técnica Ambiental 05/05/2016 - 13:30

As secretarias estaduais do Meio Ambiente e Recursos Hídricos e da Ciência, Tecnologia e Ensino Superior assinam neste semestre convênio para a realização do programa de Residência Técnica Ambiental e especialização em Engenharia e Gestão Ambiental do Setor Público. O programa abrirá vagas para recém-formados nas áreas das Engenharias, Arquitetura, Direito, Biologia, Geografia e Geologia e para funcionários públicos da área ambiental.

Os secretários do Meio Ambiente, Ricardo Soavinski, e da Ciência e Tecnologia e Ensino Superior, João Carlos Gomes, discutiram nesta quarta-feira (04) os detalhes do programa que envolverá seis universidades estaduais com coordenação da Universidade Estadual de Ponta Grossa.

“Além de formação profissional e da oportunidade de vivência prática da profissão no serviço público, a Residência Técnica é uma forma de aproximar as universidades das secretarias de governo”, destacou Gomes.

Serão oferecidas 120 vagas, das quais 70 para residentes que serão bolsistas e atuarão no sistema público estadual e 50 destinadas exclusivamente para servidores públicos estaduais e municipais para fazerem apenas o curso de especialização.

Os alunos com até três anos de formação farão a especialização e a residência com desenvolvimento de atividades práticas dentro das quatro instituições vinculadas à Sema: Instituto Ambiental do Paraná, Instituto Águas do Paraná, Instituto de Terras, Cartografia e Geociências e Mineropar.

Para o secretário do Meio Ambiente, a experiência trará benefício mútuo. “Esses profissionais vêm para aprender e participar do dia a dia das instituições, mas também para contribuir muito com seus projetos”, disse Soavinski.

A expectativa dos dois secretários é de que os cursos comecem no início do segundo semestre. O curso tem a duração de dois anos e a carga horária dos residentes é de seis horas diárias. Cada aluno receberá uma bolsa-auxílio no valor de R$ 1,9 mil para ajuda de custo.

Ao fim do curso eles receberão certificado de especialização e de residentes para aqueles que atuarem no setor público.

PROGRAMA DE RESIDÊNCIA TÉCNICA – A Secretaria da Ciência, Tecnologia e Ensino Superior já desenvolve por meio das universidades estaduais o Programa de Residência Técnica em duas áreas. Uma delas está direcionada para engenheiros e arquitetos e a outra para profissionais das áreas de Serviço Social, Psicologia, Direito, Ciências Contábeis, Administração, Pedagogia, Jornalismo, Publicidade e Propaganda, Secretariado e Engenharia da Computação (Tecnologia da Informação ou Ciência da Computação).

O curso de especialização em Projetos e Obras Públicas de Edificações do Programa de Residência Técnica, modalidade a distância, tem o objetivo de habilitar recém-formados para atuar em órgãos e empresas públicas e na prestação de serviços profissionais em obras e edificações públicas.

O curso de especialização em Gestão Pública, com ênfase em Sistema Único da Assistência Social, na modalidade a distância – Programa de Residência Técnica é ofertado para 200 residentes e mais 400 servidores públicos que passam por um processo de capacitação em gestão pública, com um total de 500 horas/aula.

Os cursos são gratuitos e os residentes que não integram o quadro de servidores públicos recebem bolsa-auxílio de R$ 1,9 mil. Durante os cursos, os alunos desenvolvem 30 horas semanais de atividades ligadas à sua área de formação em diversos órgãos da administração estadual.

GALERIA DE IMAGENS