Governo do Paraná assina acordo de cooperação técnica com ministério do Meio Ambiente 24/05/2017 - 11:42

O Governo do Paraná participou ontem em Brasília, da cerimônia de assinatura do Acordo de Cooperação Técnica (ACT) entre o Ministério do Meio Ambiente (MMA), o Banco Regional de Desenvolvimento do Extremo Sul (BRDE), e as secretarias de Meio Ambiente do Paraná (SEMA-PR), Rio Grande do Sul (SEMA-RS) e Santa Catarina (SDS-SC). O objetivo é difundir a Agenda Ambiental na Administração Pública (A3P), nos três estados da região Sul. 
O A3P é um programa do Ministério que vem como resposta da administração pública à necessidade de enfrentamento das graves questões ambientais, ao prever uma agenda positiva no sentido de gastar menos energia para manter as instalações, reduzir gastos, gerar o mínimo de resíduos, adquirir produtos que causem menos danos ao meio ambiente, em resumo, implantar um programa de sustentabilidade na administração pública.

Assinaram o documento o presidente do BRDE, Odacir Klein, o diretor de Planejamento da instituição, Luiz Correa Noronha, o titular da secretaria de Estado do Meio Ambiente e Recursos Hídricos do Paraná, Antonio Carlos Bonetti, o secretário adjunto de Desenvolvimento Sustentável de Santa Catarina, Marco Aurélio Dutra, representando o secretário Carlos Chiodini, e Lilian Zenker, representando a secretária Ana Maria Pellini, da Sema-RS.
Segundo o presidente do BRDE, Odacir Klein, o banco iniciou a aproximação com o MMA e com as pastas de meio ambiente dos estados da região sul, quando deu início ao processo de implementação das ações de responsabilidade socioambiental. “É com muita satisfação que assinamos este instrumento que sugere interação e repercussão para que possamos atingir os objetivos a que nos propomos”, disse. 
O secretário Antonio Carlos Bonetti, sugere que as ações se concentrem na educação ambiental. “É o caminho mais curto com resultados mais eficientes, mais válidos e econômicos. É nesse sentido que precisamos atuar”, afirmou. 
O ACT é válido por dois anos, período em que deverão ser realizados encontros, cursos de capacitação, publicação de textos técnicos sobre a A3P e avaliação das ações implementadas.
“A Agenda Ambiental na Administração Pública (A3P) é uma prioridade do Ministério do Meio Ambiente e de todos que o compõem. Se queremos um ambiente melhor, sustentável, com qualidade de vida é preciso começar pelas instituições públicas”. A frase pertence ao secretário de Articulação Institucional e Cidadania Ambiental do Ministério do Meio Ambiente, Edson Duarte. 
Ele representou o ministro Sarney Filho na cerimônia de assinatura, que também contou com a presença de outros membros da equipe do ministério, entre eles os secretários de Mudança do Clima e Florestas, Everton Lucero, de Biodiversidade, José Pedro Costa, de Recursos Hídricos e Qualidade Ambiental, Jair Tannús, e de Extrativismo e Desenvolvimento Rural Sustentável (SEDR), Juliana Simões. 

O PROGRAMA
A Agenda Ambiental na Administração Pública é um programa criado pelo MMA em 1999, e possui atualmente mais de 300 adesões. 
A A3P tem o objetivo de promover a responsabilidade socioambiental na gestão pública, por meio de critérios sustentáveis nas atividades do setor público. 
Também orienta e apoia gestores públicos na incorporação de práticas sustentáveis, promovendo a economia de recursos naturais e institucionais, além de fomentar a revisão dos padrões de consumo no âmbito da administração pública, estimulando e melhorando a qualidade dos serviços e das condições de trabalho dos servidores. 
A adesão é voluntária e pode ser feita por qualquer instituição pública, de quaisquer instâncias de governo. 

 

GALERIA DE IMAGENS