Governo do Paraná mostra ações para o desenvolvimento sustentável na RIO+20 12/06/2012 - 13:00


O Governo do Paraná abre nesta quarta-feira (13/06) um estande na Conferência das Nações Unidas sobre Desenvolvimento Sustentável – Rio+20, que acontece na cidade do Rio de Janeiro até o dia 23 de junho.

O espaço, montado no Parque dos Atletas, irá apresentar aos visitantes as principais iniciativas do Estado para o desenvolvimento sustentável, com destaque para o Programa Bioclima Paraná, da Secretaria do Meio Ambiente e de Recursos Hídricos.

O Bioclima tem por objetivo incrementar as ações voltadas à conservação da biodiversidade paranaense e estabelecer procedimentos de mitigação e adaptação às mudanças climáticas, visando a melhoria da qualidade de vida da população estadual. A Copel e a Sanepar também irão apresentar ao público suas ações socioambientais.

Durante a conferência, o governador Beto Richa, que participa de três encontros, vai divulgar um documento chamado "Paraná: o Futuro Que Queremos". O texto foi elaborado pelo Comitê Paranaense para a Rio+20, formado por integrantes da sociedade civil e de instituições públicas e idealizado a partir de uma articulação do Fórum Permanente da Agenda 21 Paraná.

Entre os comitês estaduais, o paranaense é o único que reúne ONGs, movimentos sociais, trabalhadores, comunidade acadêmica, setor empresarial e governo. “O Comitê paranaense elaborou um documento sobre os eixos da Rio+20 retratando a visão dos diferentes segmentos”, explica o secretário estadual do Meio Ambiente e Recursos Hídricos, Jonel Iurk.

Segundo o secretário, para ampliar a participação da sociedade o documento foi construído com base em uma consulta pública eletrônica, contribuições de onze reuniões regionais, de reuniões por segmento e de documentos das instituições integrantes do Comitê.

“Cumprimos, portanto, um importante papel de articulação da visão dos paranaenses sobre os últimos vinte anos, tendo como referência a Rio 92 e como perspectiva o futuro desejado”, informa Iurk.

AGENDA – Durante a Rio+20, além da presença do Estado na Assembléia Geral, o governador Beto Richa integrará a Cúpula Mundial, quando assinará a Declaração do Rio, que lista os compromissos e metas dos governos estaduais pela economia verde no contexto do desenvolvimento sustentável e erradicação da pobreza.

Na próxima sexta-feira (15/06), Richa apresentará o Programa Bioclima Paraná no Workshop Internacional de Negócios e Biodiversidade, organizado pelo Instituto LIFE, em cooperação com a Convenção da Diversidade Biológica da ONU e a Confederação Nacional da Indústria (CNI). No encontro, serão apresentadas iniciativas ligadas à conservação da biodiversidade e negócios.

No dia 18 de junho, o governador participará do Fórum de Sustentabilidade Corporativa da Rio+20, organizado pelo Pacto Global das Nações Unidas em parceria com o Secretariado da ONU para a Rio+20 e a Rede Brasileira do Pacto Global. A expectativa é de reunir mais de 2.000 participantes durante os quatro dias de evento, que acontecerá no Hotel Windsor Barra.

O propósito do encontro é fortalecer as contribuições da comunidade empresarial para o desenvolvimento sustentável por meio de práticas empresariais responsáveis de grande escala, da difusão das inovações sustentáveis e do estímulo por uma colaboração entre diversos atores da sociedade: empresas, governos, sociedade civil e ONU.

O Paraná também participará dos eventos organizados pelo nrg4SD (Network of Regional Governments for Sustainable Development) entre os dias 17 a 19 de junho.

Na Cúpula dos Povos, o Paraná estará com dois estandes coordenados pelo Comitê Paranaense para a Rio+20. Neste encontro, a sociedade civil organizada formula suas críticas, elabora seus documentos e apresenta reivindicações por justiça social e ambiental.

PARQUE DOS ATLETAS - O Parque dos Atletas é vizinho ao Riocentro (sede principal da Conferência) e ficará aberto ao público entre 13 e 24 de junho. Nos dias 20 a 22 somente os chefes de estado e delegados oficiais terão acesso ao espaço. A previsão dos organizadores é de que cerca de 10 mil visitantes circulem diariamente pelas exposições dos 57 países, 21 estados e 15 municípios presentes.

EVENTOS - A Rio+20 proporcionará diversas atividades para os participantes: no Riocentro (Conferência e Diálogos para a sustentabilidade), Parque dos Atletas (Exposições institucionais), Arena da Barra (palestras e debates), Parque do Flamengo (Cúpula dos Povos), Museu de Arte Moderna (Exposições temáticas), Espaço VivaRio (eventos culturais), Pier Mauá (exposições tecnológicas e auditórios) e Galpão da Cidadania (gastronomia sustentável, atividades culturais). 

GALERIA DE IMAGENS