IAP inova nessa temporada do Verão Paraná 26/12/2012 - 08:27
Para a temporada de verão de 2012/ 2013, o Instituto Ambiental do Paraná (IAP) trará novidades que irão contribuir com melhor atendimento aos veranistas e garantir maior preservação do meio ambiente durante o “Verão Paraná”. As atividades serão realizadas no litoral paranaense e também nas regiões Oeste, Noroeste, Norte e Norte Pioneiro. Para isso, o órgão mobilizou funcionários dos Escritórios Regionais de Foz do Iguaçu, Toledo, Cianorte, Umuarama, Paranavaí, Londrina, Cornélio Procópio, litoral e sede.
Serão ações como medição da balneabilidade com 10 novos totens eletrônicos que irão complementar as tradicionais bandeiras instaladas em todos os pontos monitorados, medição e divulgação inédita da qualidade da areia, ações de atendimento ao público, atendimento diferenciado em Unidades de Conservação, educação ambiental, fiscalização planejada, entre outros.
BALNEABILIDADE – Realizada desde a criação do IAP, a medição da qualidade da água vem inovando a cada ano. Nessa temporada serão monitorados 49 pontos que irão cobrir toda a orla litorânea e 19 dos locais mais freqüentados no interior.
A novidade para essa temporada serão os totens eletrônicos que além de transmitir informações sobre a qualidade da água a cem metros antes e depois da sinalização, irão transmitir outras informações importantes aos turistas. O investimento feito pelo IAP para aquisição desses totens foi de aproximadamente R$ 100 mil. O objetivo é de instalar na próxima temporada mais painéis que também informem os veranistas a incidência de raios Ultravioleta para que os veranistas possam utilizar os fatores de proteção solar corretos evitando queimaduras na pele.
Nessa temporada os boletins de balneabilidade serão divulgados todas as sextas-feiras, sendo o primeiro da temporada publicado nessa sexta-feira (21), para a imprensa e a população. Pontos comerciais e bases do IAP no litoral também terão os dados à disposição da população.
AREIA – Pela primeira vez no Paraná, o IAP irá divulgar a qualidade das areias no nosso litoral. Serão monitorados os mesmos pontos onde já são feitas as coletas de água na orla. Para isso, o IAP vem realizando desde a última temporada diversos estudos para tornar viável essa divulgação à população.
Assim como as águas, a areia pode ser contaminada pelos mesmos vetores, como animais na praia, lançamento irregular de esgoto, entre outros. Por não ser tão freqüente as mudanças nos índices de contaminação como a água, a divulgação da qualidade da areia será feita uma vez por mês.
Para a próxima temporada, o IAP também será o primeiro órgão público ambiental do país a adquirir um equipamento moderno que irá fazer todas análises microbiológicas da água e da areia. O equipamento irá permitir que as análises sejam realizadas em 24 horas e não mais em 48 como ocorre hoje. O processo para aquisição dessa nova ferramenta está em fase licitatória e poderá ser testado durante esse Verão Paraná.
EDUCAÇÃO AMBIENTAL – Em parceria com ONGs e com o Instituto das Águas do Paraná, o IAP também irá atuar diretamente nas ações de educação ambiental dos veranistas. Serão promovidas atividades lúdicas para crianças e jovens como jogos, dinâmicas e outros que incentivem a conscientização ambiental de cada um.
No litoral, as atividades serão realizadas em cada um dos stands do IAP nas praias de Caiobá, Guaratuba e Ipanema, sendo possível ocorrer outras atividades ao longo da orla. Já no interior serão realizadas “blitz” educativas, as equipes serão itinerantes e deverão ocorrer cada fim de semana em uma cidade. As atividades programas serão noticiadas conforme o acontecimento.
FISCALIZAÇÃO - Fiscais do IAP irão atuar de forma ordenada e concentrada nos locais de maior concentração e de maiores índices de desrespeito às normas e legislações ambientais. Serão realizadas ações de fiscalização, principalmente, com relação a pesca predatória e em período de piracema. Época de reprodução dos animais aquáticos em que a pesca está proibida até o dia 28 de fevereiro.
Uma parceria inédita também vai aumentar a fiscalização contra pesca ilegal no Lago de Itaipu, Oeste do Estado, durante a Operação Verão. Além do órgão ambiental irão participar do trabalho Batalhão de Polícia Ambiental, Batalhão de Fronteira, Marinha, Ministério da Pesca, Itaipu Binacional, Unioeste, colônias de pescadores e municípios lindeiros ao lago. Há muitos anos a fiscalização no local era precária por conta dos perigos que a representa aos fiscais do IAP atuar na região.
O objetivo de todas as ações de fiscalização é garantir a preservação e o respeito ao meio ambiente.
0800 643 0304 - Durante o Verão Paraná 2012/2013 o IAP terá um canal direto de comunicação com a população aberto 24 horas por dia. Os veranistas de todo o Estado podem realizar denúncias, tirar dúvidas, solicitar serviços, criticar ou elogiar as ações ambientais e do Governo do Estado que serão desenvolvidas pelo Governo durante a temporada. A ligação é gratuita e as denúncias também podem ser registradas como anônimas. Esse número ficará a disposição da população apenas durante o Verão Paraná.
O atendimento também poderá ser realizado via internet, no site do IAP (www.iap.pr.gov.br) e em computadores instalados nos stands do órgão na orla do Estado.
UNIDADES DE CONSERVAÇÃO - Com base em dados de visitação das últimas temporadas, as Unidades de Conservação, sob responsabilidade do IAP, irão atender os turistas em horários diferenciados. Os parques que participam do Verão Paraná dessa temporada são: Parque Estadual do Rio da Onça (Matinhos), Floresta Estadual do Palmito (Paranaguá), Parque Estadual do Marumbi (Morretes), Parque Estadual do Monge (Lapa), Parque Estadual da Baitaca (Piraquara e Quatro Barras), Parque Estadual de Vila Velha (Ponta Grossa), Parque Estadual de Amaporã (Amaporã), Parque Estadual de Campinhos (Cerro Azul e Tunas do Paraná), Parque Estadual do Guartelá (Tibagi), e Parque Estadual Mata dos Godoy (Londrina).
O Parque Estadual do Monge, na Lapa, está em processo de revitalização, portanto a visitação será restrita a alguns locais e trilhas para garantir a segurança dos veranistas e romeiros que freqüentam o local. Maiores informações, contato, horário de visitação e acesso, estão à disposição nos pontos de atendimento do IAP e no site: www.uc.pr.gov.br