ITCG e Defensoria Pública renovam parceria para regularizar propriedades rurais pelo PRÓ-RURAL 02/06/2016 - 14:40

Nesta terça-feira, 31.05, foi assinado um Termo de Cooperação Técnica para renovar a regularização de novas propriedades rurais por usucapião (particulares) no Paraná, através do PRÓ-RURAL/Programa de Desenvolvimento Econômico e Territorial– Renda e Cidadania no Campo.  Assinaram o documento o diretor-presidente do Instituto de Terras, Cartografia e Geociências – ITCG, Amilcar Cabral, os secretários do Meio Ambiente e Recursos Hídricos, Paulino Mexia, e da Agricultura e do Abastecimento, Norberto Ortigara, e o defensor público-geral do Paraná, Sergio Roberto Rodrigues Parigot de Souza.

A previsão é regularizar mais 2.500 imóveis particulares até 2018  que se enquadrem nos requisitos do PRÓ-RURAL,  como uso da terra em benefício próprio, ter área de menos 50 hectares e ocupação por mais de cinco anos. De 2012, quando começou o Programa, até agora foram regularizados mais de 1.500 imóveis.

“As propriedades trabalhadas são pequenas, em média 10 hectares, de pessoas que realmente precisam do apoio do governo para regularizá-las” explica Amílcar Cabral. Segundo ele, o programa é pioneiro no país, pois o Paraná é o único estado em que o governo investe dinheiro público para regularizar propriedades particulares. Cabral também destaca que espera aumentar a abrangência do Pró-Rural para a região sul do estado, região metropolitana e litoral.

“A parceria entre Defensoria e ITCG demonstra a sensibilidade do governo do Estado com o pequeno agricultor. Acredito em resultados muito positivos para os próximos anos na questão da regularização fundiária” disse Paulino Mexia.

PRÓ-RURAL- A regularização fundiária é uma das modalidades do PRÓ-RURAL que atua em vários segmentos da agricultura e é gerido pela Secretaria Estadual da Agricultura e do Abastecimento/SEAB. Na área fundiária o PRÓ-RURAL visa aumentar a competitividade dos agricultores familiares dos oito territórios da Região Central do Paraná e o Vale do Ribeira, compreendendo 131 municípios, locais principalmente, com baixo IDH.

“O título de terra é importante, é quase um carta de alforria do pequeno produtor pois dá acesso a um conjunto de políticas como de crédito e o Programa Nacional de Fortalecimento da Agricultura Familiar (Pronaf)” disse Norberto Ortigara. De acordo com ele existem em todo o Paraná aproximadamente 50 mil imóveis não regularizados. “Já houve significativos avanços, mas o desafio ainda é grande”

O desenvolvimento do PRÓ-RURAL é em parceria entre o ITCG e a Defensoria, com o apoio da SEAB/PR, EMATER-Instituto Paranaense de Assistência Técnica e Extensão Rural, além de Prefeituras Municipais.  Os recursos do Programa são do BIRD-Banco Internacional para Reconstrução e Desenvolvimento, instituição financeira para empréstimos que faz parte do Banco Mundial.

Regularização - Cabe aos técnicos do ITCG fazer as medições, elaborar as plantas topográficas e os memoriais descritivos dos imóveis que se enquadram nos requisitos  do Programa, tudo de forma gratuita.

A Defensoria Pública presta assistência jurídica gratuita para que as pessoas solicitem a propriedade dos imóveis. Sendo assim, podem fazer o registro do imóvel e regularizar a situação do bem. Os custos da titulação, que seriam pagos pelos beneficiários, são cobertos pelo programa.

“O programa está dentro do plano da Defensoria de desenvolver um trabalho de assistência jurídica em todo o estado alcançando pessoas que realmente não possuem recursos para acessar o judiciário” disse Sergio Roberto Rodrigues Parigot de Souza. Ele acredita que com a chegada de novos defensores, será possível aumentar o alcance do programa para todo o Paraná.

GALERIA DE IMAGENS