Instituto das Águas fará limpeza pública durante Operação Verão 15/12/2011 - 10:20

________________________________________________________________________

Limpeza e varrição das praias, desassoreamento de rios e canais e coleta e destinação adequadas de resíduos sólidos domiciliares são algumas das ações sob responsabilidade do Instituto das Águas do Paraná (AguasParaná) para melhorar o bem-estar de veranistas e moradores durante a Operação Verão 2011/2012. O objetivo das ações é atender ao grande fluxo de turistas que visita o Litoral do Estado nessa época do ano.

Todas as manhãs, equipes farão a limpeza das praias mais movimentadas dos municípios litorâneos, além de efetuarem os serviços de roçada em vias públicas, buscando evitar a proliferação de insetos. 53 caminhões realizarão a coleta de resíduos sólidos urbanos e de materiais recicláveis, os quais serão destinados, respectivamente, a aterros sanitários e centros de triagem. Mais de 550 pessoas estarão envolvidas nesse processo.

Além disso, 108,5 quilômetros de rios e canais passarão por serviços de desassoreamento em diversos pontos da região. “As ações visam não apenas a melhora da estadia dos turistas no Litoral, mas também a prevenção de alagamentos, procurando evitar catástrofes”, explica o presidente da instituição, Márcio Nunes. O instituto também estará a postos para atender a população em caso de eventos críticos, disponibilizando equipamentos para plantões emergenciais.

Os visitantes e moradores também podem contribuir para as ações de limpeza pública, conforme explica o diretor-executivo Everton Luiz da Costa Souza. “Acondicionar o lixo de modo adequado, nos horários estipulados pelas equipes de coleta e em locais apropriados, facilita o trabalho das equipes de limpeza”, afirma. Ele também chama a atenção para o descarte de resíduos em lixeiras públicas – ao todo, 1200 unidades serão distribuídas a cada 25 metros nas faixas de areia.

NOVIDADE – Em parceria com o Provopar, o AguasParaná promoverá atividades de educação ambiental, buscando conscientizar veranistas e moradores. “Queremos mostrar aos cidadãos que atitudes simples podem contribuir para a limpeza da praia. As férias são um período de descanso e diversão, mas não podemos esquecer nosso compromisso com o meio ambiente”, diz a diretora de Resíduos Sólidos do órgão, Carla Mittelstaedt.

De acordo com Carla, os serviços de educação ambiental são destinados, principalmente, às crianças e adolescentes, e tratarão de temas como separação de materiais recicláveis, destinação adequada dos resíduos em lixeiras e cuidados com a natureza.