Jardim Botânico de Londrina ganha Programa de Voluntariado 02/04/2014 - 17:22

O Jardim Botânico de Londrina está abrindo suas portas para o trabalho voluntário. O secretário estadual do Meio Ambiente e Recursos Hídricos, Luiz Eduardo Cheida, assinou nesta quarta-feira (2) a resolução que cria o Programa de Voluntariado do Jardim Botânico.

O objetivo é promover a participação da comunidade nas atividades diárias do Jardim Botânico, que vão desde a recepção de visitantes, monitoramento nas trilhas e visitas guiadas até a participação em programas especiais de manutenção da área e desenvolvimento de trabalhos administrativos.

Segundo o secretário Cheida, o Programa do Voluntariado quer incentivar e valorizar a participação dos cidadãos na conservação de um espaço que é de toda a população.

“Queremos que a comunidade se engaje nas ações de educação e conservação do Jardim Botânico que representa um valioso patrimônio ambiental, somado a outras áreas verdes de Londrina e região”, declarou Cheida. Ele também disse que a troca de experiências entre os grupos de voluntários e de técnicos da Secretaria ajudará a potencializar a formação dos cidadãos interessados em atuar na área ambiental.

COMO PARTICIPAR - A resolução 014/2014 possibilita a participação voluntária de pessoas físicas, maiores de 18 anos, empresas e instituições que queiram doar seu tempo, trabalho e talento para ações que beneficiem o funcionamento do local.

Para participar do Programa do Voluntariado o interessado deverá procurar o Jardim Botânico ou acessar o site da SEMA e preencher o termo de adesão. Apenas na manhã desta quarta-feira (02) cerca de 15 pessoas já haviam feito a inscrição para participar das atividades como voluntários.

Entre as atividades que poderão ser desenvolvidas no Programa de Voluntariado no Jardim Botânico estão o apoio para a implantação das coleções botânicas, receber e prestar informações aos visitantes monitorando as visitas, propor projetos de educação ambiental e pesquisa, colaborar com a manutenção das trilhas e instalações e desenvolver trabalhos administrativos para integrar ao Programa de Voluntariado.

A secretária municipal do Meio Ambiente, Maria Silvia Cebulski, ressaltou a importância do voluntariado para a manutenção da obra. "É uma forma de envolver os cidadãos na proteção do espaço público", ressaltou.

Já a promotora do Meio Ambiente de Londrina, Solange Vicentin, disse que a questão da preservação ambiental é hoje um dever de todo cidadão. "Todos podem e devem contribuir para um meio ambiente equilibrado", enfatizou Solange.

O aposentado José Eduardo Borges representou os voluntários na solenidade. Ele frequenta o local desde a sua implantação, no ano de 2006. “Há mais de um ano trouxe para o Jardim Botânico duas espécies raras – o Baoba – uma árvore de origem africana, e uma muda de Ashopalo, que é de origem indiana. De lá para cá acompanho pessoalmente o crescimento das árvores e estou integrado a várias atividades do Jardim Botânico. É muito bom poder participar de alguma forma", mencionou José.

PARCERIA – Nesta manhã duas ações de parceria foram firmadas no Jardim Botânico de Londrina. Uma delas foi a doação de um ônibus que servirá para o transporte de estudantes e grupos de visitantes no local. A iniciativa da Viação Garcia, representada pela sua diretora de Marketing, Carol Boiko, demonstra a importância da parceria público/privada para o fortalecimento de ações socioambientais.

O ônibus, com 57 lugares, foi plotado e personalizado com motivos que remetem ao Jardim Botânico de Londrina. “A empresa tem em sua missão o objetivo de participar e contribuir com iniciativas positivas e que beneficiem a comunidade. O Jardim Botânico é um espaço que privilegia toda a região”, destacou Carol Boiko.

A Aliança Cultural Brasil-Japão do Paraná também iniciou parceira com o Jardim Botânico de Londrina, por meio do plantio simbólico de uma muda de cerejeira. O projeto prevê o plantio de cerejeiras em toda a extensão da via de acesso ao Jardim.

“Vamos preparar tudo com muito carinho e logo a avenida, com quase dois quilômetros, estará tomada pelas cerejeiras promovendo mais um espetáculo da natureza para a comunidade”, declarou Carlos Eikiti, vice-presidente da entidade.

SERVIÇO:

Interessados em participar do Programa de Voluntariado do jardim Botânico de Londrina podem fazer o cadastro online pelo endereço: xoops.celepar.parana/migracao/sema_sema/modules/conteudo/conteudo.php?conteudo=137

Mais informações pelo telefone (43) 3324-5100 ou na sede do Jardim Botânico, na Avenida dos Expedicionários, 1999.


GALERIA DE IMAGENS