Jardim Botânico de Londrina receberá visitantes no início de 2013 30/11/2012 - 11:00


O secretário de Estado do Meio Ambiente e Recursos Hídricos, Jonel Iurk, anunciou em Londrina que o Jardim Botânico da cidade deverá ser aberto ao público no início do próximo ano. O Anúncio ocorreu durante visita à instituição, juntamente com os técnicos da SEMA e da COMEL (Coordenadoria da Região Metropolitana de Londrina).

A intenção é disponibilizar inicialmente o uso das ciclovias e das pistas de caminhada, que já estão prontas. As trilhas serão finalizadas e limpas para que possam ocorrer visitas monitoradas e agendadas. Para a abertura é necessária a imediata adequação da infraestrutura física e de pessoal para receber os visitantes. “Estaremos trabalhando de forma intensa neste final de ano para cumprir o prazo e oferecer aos londrinenses uma opção de educação ambiental já neste próximo verão”, disse o secretário Iurk.

Paralelamente, as obras do Jardim Botânico (edificações) serão retomadas a partir de uma nova licitação para a conclusão da próxima fase das obras, que deve custar cerca de R$ 12 milhões. “Existem recursos garantidos para essas obras e esperamos que os trabalhos sejam finalizados até o final de 2013”, disse o secretário.

Para o coordenador de Educação Ambiental e Jardins Botânicos da SEMA, Paulo Castella, o Jardim Botânico deve ser uma referência como um espaço de contemplação e atividades de educação ambiental. “Os lagos, florestas e áreas de caminhada tornam o local o principal ponto de encontro do público que busca atividades em ambientes naturais. Estamos firmando parcerias para a execução de trabalhos de educação ambiental e visitas monitoradas ao Parque”.

As obras prioritárias que serão executadas ainda neste final de ano são as de adequação do sistema de controle de visitação; revitalização de obras e áreas já finalizadas (jardinagem, limpeza geral e lagos); contratação de pessoal de apoio ao visitante; concepção e produção de material gráfico, criação do espaço “centro de apoio/ sanitários” e sistema de sinalização de trilhas e percursos.

Para o coordenador da Região Metropolitana de Londrina (Comel), Victor Hugo Boselli Dantas, é fundamental garantir a segurança do local para os visitantes. Segundo ele as parcerias estão em andamento e haverá sintonia completa entre a Polícia Ambiental, Militar, Corpo de Bombeiros.

Passeio

Dentro do planejamento de educação ambiental para o Jardim Botânico estão previstos passeios por trilhas interpretativas, que são consideradas uma excelente ferramenta educacional, pois colocam as pessoas em contato direto com a natureza, proporcionando aprendizado sobre o mundo natural e despertando o interesse na proteção da floresta e de sua biodiversidade.

As atividades de educação ambiental em trilhas interpretativas serão monitoradas e agendamento por grupos. As trilhas serão preparadas com a identificação das espécies florestais, lianas e outros vegetais de interesse e também poderão ocorrer Oficinas de Observação de Pássaros.

Expansão
O secretário de Estado também declarou que o Jardim Botânico poderá ser ampliado de 70 para 180 hectares, tornando-se uma Unidade de Conservação, categoria Parque Estadual, que teria dentro de seu espaço o Jardim Botânico e seria administrado pelo Instituto Ambiental do Paraná (IAP).

Nesta mesma visita a Londrina, o secretário reuniu-se também na sede administrativa do Jardim Botânico com a diretoria do IAPAR (Instituto Agronômico do Paraná) para avaliar o repasse de algumas áreas do entorno do Jardim Botânico, pertencentes ao IAPAR, para a criação do Parque Estadual.

Participaram da reunião Florindo Dalberto (presidente do IAPAR), Luiz Tarcísio Mossato Pinto (diretor do IAP), Victor Hugo Bozelli Dantas( Coodenador da COMEL), Angela de Oliveira Carvalho (gerente do Jardim Botânico) e Ronaldo Deber Siena (chefe da Regional Londrina – SEMA).

GALERIA DE IMAGENS