Lançada Plataforma Ambiental para orientar candidatos a prefeito e a vereador 15/08/2012 - 13:37
A Plataforma Ambiental 2012, um documento elaborado pela Fundação SOS Mata Atlântica contendo propostas de políticas ambientais para implementação nos municípios, foi lançado na manhã desta terça-feira (14) no Plenarinho da Assembleia Legislativa. A iniciativa teve o apoio da Frente Parlamentar Ambientalista, coordenada pelo deputado Rasca Rodrigues (PV), e contou com a presença do presidente da Comissão de Meio Ambiente da Casa, deputado Luiz Eduardo Cheida (PMDB), do Secretário de Estado de Recursos Hídricos e Meio Ambiente, Jonel Iurk, da deputada federal Rosane Ferreira (PV), integrante da Frente Parlamentar Ambiental da Câmara dos Deputados, e de diversos candidatos a prefeito e a vereador de diversos municípios. A iniciativa tem como objetivos apresentar um conjunto de propostas para orientar os candidatos em relação ao tema e cobrar dos eleitos a implantação de ações que levem à sustentabilidade.
Para o deputado Rasca Rodrigues, a Plataforma é importante neste momento em que os candidatos têm que definir suas propostas. O parlamentar fez um apelo para que os candidatos conheçam o documento e se comprometam com ele, “nem sempre pensando no imediatismo, mas para criar mecanismos públicos que orientem para um modelo de sustentabilidade que possa ser orgulho da sua cidade”. O parlamentar destacou, ainda, a importância da participação da sociedade na fiscalização dos eleitos. “Estamos percebendo que a sociedade está encurralando aqueles que agem com demagogia em relação a este tema, no sentido de termos na política não apenas pessoas teóricas, mas que tenham também na prática o exercício dessa posição, por que é viável pensar uma cidade sustentável e perseguir um modelo de baixo carbono”, disse.
A Plataforma foi apresentada pelo diretor de Políticas Públicas da SOS Mata Atlântica, Mario Cesar Mantovani. Ele destacou a velocidade das redes sociais da internet para a divulgação do documento, que “teve mais de 140 mil acessos nos últimos dois dias. Nós decidimos fazer somente online, como um teste, para ver se as pessoas estavam realmente acessando e acabou que ficamos muito impressionados com o resultado”. Mantovani ressaltou a importância dos municípios seguirem para a prática ambiental responsável, uma vez que “mais de 80% deles dispõem incorretamente os seus resíduos, mais de 90% jogam os seus esgotos diretamente nos rios”. As propostas tratam do desenvolvimento sustentável, clima, educação e saúde e saneamento básico, águas e florestas, uso do solo urbano, áreas verdes, resíduos sólidos, turismo sustentável, agricultura, energia, habitação e proteção animal. Uma das novidades desta edição da Plataforma é a inclusão de um teste com o qual é possível avaliar a postura dos candidatos diante de políticas públicas ambientalmente corretas e que gerem a sustentabilidade.
Para a deputada federal Rosane Ferreira, o documento é importante uma vez que compromete os candidatos com as questões ambientais. “É muito bom mostrar para a sociedade o quanto é importante eleger gestores da coisa pública comprometidos com o cuidado ambiental. O candidato que subscrever o documento se compromete em ter uma gestão onde o desenvolvimento sustentável e o cuidado ambiental sejam os objetivos”, acrescentou.
O secretário Jonel Iurk considerou o lançamento uma oportunidade para os candidatos conhecerem as políticas públicas já existentes e que podem ser implantadas em seus municípios. “Alguns candidatos às vezes não têm uma relação direta com a questão ambiental, portanto é uma oportunidade de troca de experiências e do conhecimento das políticas em andamento e que poderão ser ampliadas em função da sua visão da realidade. Um candidato a vereador tem uma visão mais refinada do seu bairro e pode, sendo bem orientado, traduzir essa preocupação em propostas e soluções”, completou.