Litoral do Paraná tem nova mobilização de tubulação entre as praias 24/08/2022 - 14:32

Tubulação por terra já foi deslocada e transferência de 2,6 km de tubos via mar deve ser iniciada nesta quinta-feira (25).  Equipamentos ficam no aguardo da chegada da draga Galileo Galilei para dar início aos trabalhos de dragagem nos Balneários de Matinhos.

Desde o início dessa semana, moradores e visitantes de Matinhos, no Litoral do Paraná, se deparam com a movimentação dos 4,4 km de tubos de aço utilizados para a dragagem da areia, que resulta no alargamento da faixa de areia em até 100 metros.

Os tubos são transferidos da praia de Caiobá - onde já foi finalizada a engorda da praia em uma extensão de 1800 metros, com o acréscimo de um milhão de metros cúbicos de areia -, para os Balneários de Matinhos.

A tubulação de terra já foi realizada. A movimentação por água deve iniciar nesta quinta-feira (25), com a transferência da tubulação soldada medindo 2,6 km. Todo o processo é bastante minucioso e depende de condições climáticas favoráveis.

Trata-se da mesma movimentação que ocorreu no mês de maio deste ano, quando os tubos foram deslocados dos Balneários sentido praia de Caiobá. Portanto, trechos da praia devem ser bloqueados para acesso público, a fim de garantir a segurança de moradores e visitantes.

Agora, eles ficam nos Balneários até a chegada do navio Galileo Galilei para dar início ao processo de engorda da faixa de areia do Pico do Matinhos até o Balneário Flórida. São 4,5 km de engordamento,  totalizando 6,3 km de praia alargada em todo o Litoral paranaense.

A previsão é que o navio se desloque ao Paraná até o final deste mês. Ele se encontra no Estado do Rio de Janeiro, onde faz manutenção para retornar ao litoral paranaense. A previsão é que os trabalhos de engordamento da faixa de areia no Litoral seja finalizado no mês de novembro deste ano.

AVANÇO – Mesmo com a preparação dos Balneários para a chegada do navio, continuam as intervenções na praia de Caiobá. São realizados o plantio de restinga, o início do paisagismo, o acompanhamento da estabilização da areia no trecho que ganhou o alargamento, e a construção do espigão no Pico de Matinhos.

OBRAS - As obras da Orla de Matinhos, no Litoral do Estado, têm investimento total de R$ 314,9 milhões e devem ser executadas até o segundo semestre de 2024. O investimento do Governo do Estado tem o objetivo de minimizar os impactos gerados pela combinação de desequilíbrio de sedimentos, ocupações mal planejadas e ressacas no Litoral, que comprometeram boa parte da infraestrutura urbana, turística e de lazer na região.

Além da engorda da faixa de areia por meio de aterro hidráulico, estão previstas estruturas marítimas semirrígidas, canais de macrodrenagem e redes de microdrenagem, e revitalização urbanística da praia e da calçada com o plantio de árvores nativas. Também serão realizadas melhorias na pavimentação asfáltica e a recuperação de vias.

Engorda da praia