Ministro do Meio Ambiente conhece tecnologias sustentáveis no Paraná 30/04/2019 - 16:00
Secretário, Márcio Nunes, acompanhou o ministro do Meio Ambiente, Ricardo Salles, para conhecer a Votorantim Cimentos, que utiliza o combustível derivado de resíduos, e a Eletrofrio, que inaugurou linha de envase de propano.
O secretário de Estado do Desenvolvimento Sustentável e Turismo, Márcio Nunes, acompanhou o ministro do Meio Ambiente, Ricardo Salles, em visita à fábrica da Votorantim Cimentos, em Rio Branco do Sul, nesta terça-feira (30). A indústria utiliza o combustível derivado de resíduos (CDR) em substituição ao coque de petróleo para a fabricação de cimento. Para o coprocessamento do CDR são usados os rejeitos da separação de recicláveis dos barracões do Programa Ecocidadão, de Curitiba.
O projeto utiliza resíduos que não têm condições de serem reciclados, juntamente com pneus triturados e restos de madeira de reflorestamento, para gerar combustível, permitindo o reaproveitamento energético e a redução de resíduos destinados a aterros sanitários.
“Com essa iniciativa, ganham todos. Lucram os catadores que podem vender os rejeitos, que são lixo sem serventia, ganham a capital e as cidades metropolitanas que não têm mais que encaminhar esses rejeitos para o aterro sanitário, ganham as fábricas envolvidas no processo e ganha o meio ambiente”, diz o secretário.
Segundo, Fábio Ermírio de Moraes, membro do Conselho de Administração da Votorantim Cimentos, essa tecnologia traz vantagens ambientais, sociais e econômicas, tanto para a empresa quanto para as comunidades onde se opera. "O coprocessamento diminui a emissão de gases que causam o efeito estufa, reduzem o volume de lixo que vai para os aterros sanitários, contribui para a economia circular ao potencializar a cadeia da reciclagem e trazer melhores condições de trabalho para cooperados, gerando emprego e renda", afirmou, Moraes. "E ainda auxiliamos as cidades a dar uma destinação correta aos resíduos urbanos”, finalizou.
À tarde, o ministro e o secretário inauguraram, na Eletrofrio Refrigeração, a primeira linha de envase de propano na América do Sul em maquinários para expositores refrigerados. A tecnologia é o resultado de uma parceria da Eletrofrio com a Organização das Nações Unidas para o Desenvolvimento Industrial (UNIDO) e com o Ministério do Meio Ambiente (MMA).
O propano é um gás natural inofensivo à camada de ozônio e tem impacto praticamente insignificante para o aquecimento global. O seu uso em equipamentos de refrigeração de supermercados traz importantes ganhos ambientais, pois elimina o uso dos hidroclorofluorcarbonos (HCFCs), um dos gases mais agressivos à camada de ozônio.
PRESENÇAS - Também participaram da visita diretores e técnicos da Secretaria do Desenvolvimento Sustentável e Turismo e os prefeitos de Rio Branco do Sul, Gibran Johnsson, de Curitiba, Rafael Greca, e de Itaperuçu, Helio Guimarães.
Saiba mais sobre o trabalho da Secretaria de Estado do Desenvolvimento Sustentável e Turismo em:
https://www.facebook.com/desenvolvimentosustentaveleturismo/