Órgãos públicos estaduais debatem coleta seletiva na estrutura do Governo 20/08/2015 - 15:11

Representantes de órgãos públicos estaduais se reuniram nesta quinta-feira (20), no auditório da Secretaria Estadual do Meio Ambiente e Recursos Hídricos, em Curitiba, para estabelecer as ações de destinação correta e de redução do volume do lixo reciclável em todas as estruturas da administração direta e indireta do Governo do Estado.

Para multiplicar atitudes e procedimentos ambientais adequados foi criado pelo Governo do Estado um Grupo Gestor de Coleta Seletiva. Dele fazem parte representantes da Secretaria da Administração e Previdência e da Casa Civil, que serão coordenadas pela Secretaria do Meio Ambiente.

“O primeiro passo é a padronização de procedimentos e avaliação de iniciativas que já existem em cada um dos órgãos estaduais”, explicou Vinício Bruni, coordenador de Resíduos Sólidos e responsável pela Comissão Geral de Coleta Seletiva.

As Comissões de cada órgão terão seis meses para fazer um diagnóstico da situação de coleta seletiva no seu ambiente de trabalho. O documento será repassado ao Grupo Gestor, que vai avaliar as principais dificuldades de cada um e encaminhar ao Ministério Público, que contribuirá para que se chegue às melhores soluções.

Com a iniciativa, as secretarias, autarquias, empresas públicas, fundações e sociedades de economia mista deverão fazer a coleta seletiva de materiais recicláveis e encaminhar para associações e cooperativas de catadores que não visem lucro com a venda de seus produtos.

A primeira etapa é tentar reduzir o volume de resíduos sólidos – papel e papelão gerados pelas atividades administrativas do Estado. As associações e cooperativas serão selecionadas pelos próprios órgãos e entidades da administração, dentro dos critérios de alternância e isonomia. O processo de escolha vai garantir que elas tenham oportunidades semelhantes de receber a contribuição do Estado para a geração de emprego e renda.

Com a criação das comissões do Estado para desenvolver, ampliar ou melhorar práticas de uso racional de materiais, ações educativas serão elaboradas.

GALERIA DE IMAGENS