Paraná apresenta Parques Urbanos ao Ministério do Meio Ambiente 11/02/2022 - 11:13
Governador Ratinho Junior e o secretário Marcio Nunes, da Sedest, buscam apoio do Ministério do Meio Ambiente para expandir esse programa a outros municípios
O governador Carlos Massa Ratinho Junior; o secretário estadual do Desenvolvimento Sustentável e Turismo, Márcio Nunes; o diretor-presidente do IAT, Everton Souza; e o diretor de Meio Ambiente e Ação Social da Sanepar, Júlio Gonchorosky; reúnam-se nesta quinta-feira (10), em Brasília, com o ministro do Meio Ambiente, Joaquim Leite, e com presidente do Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e dos Recursos Naturais Renováveis (Ibama), Eduardo Bim. Eles debateram o projeto da Nova Ferroeste e apresentaram as ações do programa Parque Urbanos, que investe R$ 72 milhões para criação de espaços de proteção e lazer em áreas degradas de 63 municípios.
A comitiva paranaense mostrou ao ministro do Meio Ambiente o programa Parques Urbanos, da Secretaria de Estado do Desenvolvimento Sustentável e Turismo, em parceria com o Instituto Água e Terra (IAT) e as prefeituras paranaenses. O intuito foi buscar apoio financeiro da União para a expansão do programa a mais municípios.
Criada em 2019, a iniciativa incentiva a criação de parques em regiões de fundo de vale ou áreas com ações erosivas. Uma das características comuns às áreas de fundo de vale é a presença de recursos hídricos, o que aponta para a existência de Áreas de Preservação Permanente Ecológica (APP).
Além do lazer e conservação ambiental, esses novos espaços podem ser potenciais turísticos para os municípios. “O Paraná é reconhecido no Brasil e no mundo como referência em sustentabilidade, com chancela inclusive da Organização pela Cooperação e Desenvolvimento Econômico (OCDE)”, ressaltou o governador.
“Graças a esse programa, o Paraná é o estado com o maior número de parques urbanos sendo construídos. Áreas degradas dentro das cidades estão sendo transformadas em espaços de lazer e proteção ambiental”, afirmou. “Queremos contar com o apoio do Ministério do Meio Ambiente para expandir esse programa a outros municípios”.
Dos 63 convênios assinados junto aos municípios, três prefeituras já inauguraram os parques urbanos (Araruna, Maringá e Guaíra). Outros nove foram finalizados, 32 estão em execução e 19 estão na fase de licitação. Outros municípios já manifestaram interesse em aderir ao programa estadual.
FERROESTE - Ratinho Junior pediu celeridade nas audiências públicas que vão ratificar o projeto do modal ferroviário, uma das últimas etapas antes de levar o projeto a leilão na Bolsa de Valores. Protocolados em novembro no Ibama, o Estudo e o Relatório de Impacto Ambiental (EIA/RIMA) foram aceitos pelo órgão ambiental em janeiro deste ano.
Após esse primeiro passo e a formalização de algumas entregas do relatório aos municípios envolvidos, o Ibama deve fazer uma nova publicação no Diário Oficial da União, na qual vai indicar o início do prazo de 45 dias para a realização das audiências públicas.
“O presidente e a equipe do Ibama demonstraram ser favoráveis à realização das audiências públicas, que devem ocorrer, possivelmente, no início de abril. A população poderá se manifestar sobre o projeto e o traçado dessa grande obra, que vai revolucionar a logística do Paraná e do Mato Grosso do Sul”, afirmou o governador.
O projeto da Nova Ferroeste prevê a ampliar o traçado da atual Ferroeste S/A, que tem 248 quilômetros, entre Cascavel e Guarapuava. A ligação deve contar com 1.304 quilômetros de trilhos: além do traçado entre Maracaju e Paranaguá, haverá também um ramal de Cascavel a Foz do Iguaçu, formando o Corredor Oeste de Exportação.
Os estudos de viabilidade apontam a circulação de cerca de 38 milhões de toneladas de grãos e contêineres refrigerados no primeiro ano de operação plena. O empreendimento deve ir a leilão na Bolsa de Valores de São Paulo (B3) no segundo trimestre desse ano. O investimento estimado é de R$ 29,4 bilhões. O vencedor do leilão vai executar a obra e explorar o trecho por 70 anos.
O EIA/RIMA conta com cerca de 3 mil páginas, e pode ser acessado na íntegra no site da Nova Ferroeste. O estudo foi conduzido por uma equipe multidisciplinar com 150 pessoas, responsáveis pela coleta e análise dos dados.
Biólogos e geólogos percorreram 1.280 quilômetros para levantar informações sobre a flora, os meios físicos e geológicos, além de avaliar a qualidade da água nas bacias hidrográficas e do ar ao longo do traçado. O estudo contém dados referentes ao ruído, formação das cavernas, bem como a vida existente nestes lugares.
Acompanhe o trabalho da Secretaria de Estado do Desenvolvimento Sustentável e do Turismo também no Facebook e Instagram :)
Parques Urbanos:
Dos 63 convênios assinados junto aos municípios, três prefeituras já inauguraram os parques urbanos (Araruna, Maringá e Guaíra). Outros nove foram finalizados, 32 estão em execução e 19 estão na fase de licitação. Outros municípios já manifestaram interesse em aderir ao programa estadual.