Paraná entra no roteiro de família que viaja em motorhome pelo país 16/08/2022 - 14:55

Estado foi apresentado à família durante a viagem. No Paraná, o carioca Fábio Aieta conta que se impressionou com as belezas naturais, especialmente no Oeste, Norte e Noroeste.

Avistar a beleza do pôr do sol do rio Paraná e do Lago Itaipu, aproveitar os atrativos do rio Paraná e do Lago Xambrê (integrantes do Parque Nacional da Ilha Grande) e se apaixonar pelas Cataratas do Iguaçu – uma das sete Maravilhas do Mundo -, foram as principais sensações descritas pelo casal que viaja pelo país com seus filhos em um motorhome diferenciado.


O veículo é um caminhão militar reformado durante três anos pelo carioca Fábio Aieta e seu pai. Após ficar pronto, Fabio e sua esposa, a alemã Katrhrin Ioskamp, viajam pelo Brasil desde 2021 com seus três filhos pequenos. No Paraná, neste mês de agosto, o veiculo percorreu mais de mil km. A aventura começou pelo Oeste do Estado, vindo de Santa Catarina, e percorreu além do Oeste, o Noroeste e Norte do Paraná, com destino a São Paulo.

Fábio conta que a ideia de viajar em um motorhome - veículo destinado ao lazer com conceito de levar a casa para qualquer lugar a bordo de um automotor -, surgiu em 2018, quando a família ainda morava no Rio de Janeiro. Ao longo do último ano, as regiões Sudeste e Sul do país foram os destinos escolhidos pela família, dando prioridade ao roteiro litorâneo do trajeto. 

Foi através de pesquisas online e conversas com outros viajantes que as belezas naturais do Paraná entraram nesse roteiro. De acordo com Fabio, o Estado surpreendeu com relação à qualidade dos pontos de apoio oferecidos aos motorhomeiros. “A estrutura aqui no Sul do Brasil está muito à frente do resto do país”, destacou. 

“Passamos por Santa Helena, Guaira, Altônia e Londrina. Visitamos o lago Xambrê e o rio Paraná, que faz parte do Parque Nacional da Ilha Grande. Em Foz do Iguaçu, nos apaixonamos pelas Cataratas”, completou Fabio. 

APOIO - Os pontos de apoio ao turismo com utilização de motorhome no Paraná nasceram do atendimento às demandas do próprio segmento. Com o intuito de viabilizar o turismo como estratégia de preservação ambiental, o Paraná regulamentou a entrada dos motorhomes nas Unidades de Conservação através da Portaria IAT nº 071/2022, seja na modalidade day-use (uso do espaço por um dia) ou pernoite. 

O diretor-presidente da Paraná Turismo, Irapuan Cortes, explica que são realizadas adequações desses lugares para acolher os veículos com acampamento. “Entre as estruturas que devem ser adaptadas nas UC’s, estão os estacionamentos mais amplos, a instalação de tomadas elétricas e torneiras para atender as necessidades dos viajantes”, disse. “O turismo de motorhomes ainda é pouco explorado no Brasil, mas essas adequações abrem portas para que o segmento seja fortalecido no Paraná”, completou.

Atualmente, o Estado possui 12 Unidades de Conservação com permissão para receber os motorhomes: Parque Estadual do Guartelá, Parque Estadual São Francisco da Esperança, Parque Estadual do Monge, Parque Estadual Lago Azul, Parque Estadual Vila Rica do Espírito Santo, Parque Estadual São Camilo, Parque Estadual Rio Guarani, Parque Estadual do Palmito, Parque Estadual Mata São Francisco, Parque Estadual Campinhos, Parque Vila Velha e Monumento Natural Salto São João.

“São Unidades de Conservação já utilizadas dentro do conceito turismo sustentável, onde os visitantes podem entrar em contato com a natureza, usufruindo dos espaços que temos em nosso Estado, mas dentro daquela premissa de que é preciso cuidar e preservar. Cada espaço foi adaptado dentro da sua capacidade e respeitando as características locais”, destacou o diretor de Políticas Ambientais da Sedest e diretor do Patrimônio Natural do IAT, Rafael Andreguetto.

Turismo de Motorhome 

 O Paraná regulamentou a entrada dos motorhomes nas Unidades de Conservação através da Portaria IAT nº 071/2022, seja na modalidade day-use (uso do espaço por um dia) ou pernoite;

 São realizadas adequações dessas Unidades de Conservação para acolher os veículos com acampamento; 

 Atualmente, o Estado possui 12 Unidades de Conservação com permissão para receber os motorhomes.