Paraná recebe selo e título de embaixador do turismo seguro em relação à Covid-19 26/10/2021 - 21:57

Em todo o Estado, 220 empresas já estão habilitadas a receber o certificado e outras 469 estão em fase de capacitação junto à Paraná Turismo e ao Sebrae-PR para garantir o selo de segurança em relação às medidas sanitárias adotadas

 

O Paraná recebeu nesta terça-feira (26), do Conselho Mundial de Viagens e Turismo (WTCC), o Selo Safe Travels e o título de embaixador do turismo seguro em relação às medidas sanitárias contra a Covid-19. O selo ajuda a promover o turismo e a economia, oferecendo segurança aos turistas que visitam o Estado.

Com o título de embaixador do turismo seguro, o Estado pode emitir certificados a municípios e empreendimentos que cumprem as normas de segurança. Na mesma cerimônia, realizada no Palácio das Araucárias, em Curitiba, a Paraná Turismo agraciou com o certificado os municípios de Curitiba, Ponta Grossa e Foz do Iguaçu e os empreendimentos Muro Alto, do setor de eventos, de Quatro Barras, na Região Metropolitana de Curitiba; o Jeito Mineiro Restaurante e o Hotel San Juan Royal, ambos de Curitiba.

Para o vice-governador Darci Piana a conquista do selo e do título de embaixador do turismo seguro representam um salto na promoção do segmento. “Isso é fruto de um trabalho minucioso na criação dos materiais que foram divulgados e apresentados a quem atua no setor. O selo mostra que esse esforço do Paraná em promover o turismo está sendo reconhecido nacionalmente e até internacionalmente”, disse Piana.

O Governo do Estado, disse o secretário do Desenvolvimento Sustentável e do Turismo, Márcio Nunes, tem procurando fazer com que todos entendam que o Paraná é um destino turístico. “Queremos que as pessoas venham ao Estado e possam circular, permanecendo por mais de um dia e conhecendo atrativos diversos”, afirmou.

O diretor-presidente da Paraná Turismo, João Jacob Mehl, destacou que a conquista do Selo Safe Travels se soma a outras iniciativas desenvolvidas no Brasil pelo Ministério do Turismo, como o Selo Turismo Responsável, que já vem sendo adotado por empresas do segmento no Paraná.

 

REQUISITOS - Para conquistar o selo e o título de embaixador do turismo seguro, o Estado teve que seguir uma série de pré-requisitos, que são atualizados conforme as informações disponíveis sobre a Covid-19. Como primeiro passo, a Resolução número 12/2020, da Secretaria do Desenvolvimento Sustentável e do Turismo, criou um Grupo de Trabalho para elaborar Manuais de Conduta Segura na Prevenção da Covid-19.

Ao todo, foram cinco manuais específicos para os setores de alimentação, bares e restaurantes, hospedagem, eventos, atrativos turísticos culturais e naturais e agenciamento e transporte.

 

RECONHECIMENTO - Em todo o Estado, 220 empresas já estão habilitadas a receber o certificado e outras 469 estão em fase de capacitação junto à Paraná Turismo e ao Sebrae-PR para garantir o selo de segurança em relação às medidas sanitárias adotadas. Os três empreendimentos agraciados com os certificados nesta terça-feira representaram os demais. Participaram da solenidade Thammy Mayra Tonegawa e Maryse Zanon Simão, do Muro Alto; Maria Lopes Bonamigo, do Jeito Mineiro Restaurante; e Jaqueline Cristina de Oliveira Falcão, empresária do San Juan Royal.