Plano Estadual de Resíduos Sólidos é tema de oficina promovida pela SEMA 03/05/2017 - 16:58

Foi realizada nesta quarta-feira (03), no auditório do SIMEPAR, a 1ª Oficina Técnica do Plano Estadual de Resíduos Sólidos do Paraná (PERS/PR), evento promovido pela Secretaria de Estado do Meio Ambiente e Recursos Hídricos (SEMA). Durante todo o dia os técnicos do governo e das empresas que compõem o consórcio contratado para a elaboração do PERS apresentaram e discutiram o Plano de Trabalho Consolidado. O consórcio é formado pelas empresas EnvEx e Engebio, vencedoras do processo licitatório 02/2016-SEMA/PR.

Os planos estaduais de resíduos sólidos, assim como os planos municipais, são instrumentos da Política Nacional de Resíduos Sólidos, criada pela Lei Federal nº 12.303 e que reúne princípios, objetivos e diretrizes para a gestão de resíduos sólidos no Brasil.  A elaboração do PERS é condição para os Estados terem acesso a recursos da União destinados à gestão de resíduos sólidos ou para serem contemplados por incentivos de entidades federais de crédito e fomento para esta destinação.

Segundo o secretário do Meio Ambiente Antônio Carlos Bonetti, resolver o problema do lixo no Paraná é uma prioridade para o governo estadual.  “A questão da destinação dos resíduos sólidos é com certeza um dos maiores desafios da humanidade, o governo do Paraná tem consciência da complexidade do tema e da urgência na adoção de medidas para mitigar os danos causados ao meio ambiente do estado, e, através da SEMA, contratou a elaboração desses estudos com objetivo de obter subsídios para orientar o estado e os municípios para enfrentar a problemática da destinação correta dos resíduos sólidos, seja através de novas tecnologias, seja por meio da reunião dos municípios em consórcios”, disse Bonetti

O PLANO - Dentre os objetivos do PERS/PR estão o incentivo à indústria da reciclagem, proteção da saúde pública e a erradicação de áreas irregulares para destinação de resíduos sólidos. Para tanto, o Plano prevê a adoção de medidas para incentivar e viabilizar a gestão consorciada ou compartilhada desses resíduos, metas de redução, reutilização, reciclagem e aproveitamento energético do lixo, além da recuperação de lixões.

“O plano tem como missão o levantamento de dados, a definição de cenários, estabelecimento de metas, prazos e ações para a área de resíduos sólidos no estado do Paraná”, informa o coordenador de resíduos sólidos da SEMA, Vinicio Bruni.

“Nós já tínhamos um plano de regionalização da política estadual de resíduos que trabalhou com os resíduos sólidos urbanos, plano este que será atualizado contemplando entre outros os resíduos industriais, hospitalares, de saneamento, de transporte e da construção civil, para conhecermos a situação atual do estado e podermos tomar medidas que corrijam, que mudem ou que melhorem a qualidade do setor”, finaliza Bruni.   

 

GALERIA DE IMAGENS