Prêmio Mãe Natureza recebe 21 indicações 07/03/2014 - 17:30

Em apenas uma semana a Secretaria do Meio Ambiente e Recursos Hídricos recebeu 21 indicações de mulheres de todo o Paraná que estão concorrendo ao Prêmio Mãe Natureza. Elas foram indicadas por Organizações Não Governamentais (ONGs), sindicatos, instituições públicas, empresas, entidades de classe e instituições de ensino e pesquisa.
O objetivo de premiação - criada em comemoração ao Dia Internacional da Mulher (08 de março) - é agraciar e reconhecer mulheres que tenham oferecido relevante contribuição na defesa do meio ambiente no Paraná.
A solenidade de entrega da diplomação e do troféu será, no próximo dia 11 de março, às 19h, no Palácio das Araucárias.
"O prêmio será conferido anualmente e contemplará três mulheres que se destacaram na área ambiental no Paraná", explica o secretário do Meio Ambiente e Recursos Hídricos, Luiz Eduardo Cheida.
A Comissão Julgadora do Prêmio irá definir as contempladas. Ele  é composto por dois representantes da Secretaria do Meio Ambiente, dois representantes do Conselho Regional de Engenharia e Agronomia do Estado do Paraná (CREA-PR) e dois representantes indicados por organizações não governamentais (ONGs).
Entre os membros da Comissão está o professor e advogado René Dotti.
"A seleção está seguindo rigorosamente os requisitos determinados pela resolução da secretaria do meio ambiente e que foram divulgados posteriormente", explica René Dotti. Ele avalia os trabalhos indicados de maneira positiva.  "Não apenas as mulheres, mas a sociedade como um todo precisa dar exemplos diários de preservação e conservação da natureza ", finalizou Dotti.

AS INDICADAS - As Organizações Não Governamentais (ONGs) do Paraná indicaram cinco mulheres: Lídia Lucaski, antropóloga e fundadora da Associação de Meio Ambiente de Araucária; Terezinha Varesqui, educadora ambiental e proprietária de Reserva Particular do Patrimônio Natural em Curitiba; Maria de Lurdes Silva Nunes, engenheira florestal da Fundação O Boticário de Proteção à Natureza; Lilyane de Oliveira Santos, oceanógrafa e pesquisadora; e Luiza Reinert, bióloga com trabalhos na área de conservação.
As instituições públicas indicaram a Angelina Pedroso Carvalho, que trabalha a sustentabilidade na agricultura familiar e é funcionária da Emater.
Já na categoria empresas, foram indicadas: Nicckele Rossi Wolfi, engenheira química com atuação na área ambiental do Sindicato das Indústrias de Produtos Avícolas do Estado do Paraná; Judilandia Tomas Ramos, engenheira química que atua na área ambiental do setor sucroalcooleiro; Michela Rossane Cavilha Scupiro, geógrafa e especialista na área ambiental; Elear Aparecida Martins Sperandio, de São José dos Pinhais; Nayla Motta Campos, engenheira sanitária com atuação na área de saneamento ambiental; Fabiane Maesta dos Santos, bióloga com atuação no setor sucroalcooleiro e Marcia Regina Lopes, geógrafa com trabalhos na área de meio ambiente na empresa Brasil Ambiental.
As entidades de classe indicaram: Margareth Hofstaetter, coordenadora da Cooperativa de Agentes Ambientais de Marechal Cândido Rondon (Cooperagir) e Lia Dorotea Pfluck, geógrafa, professora e autora de livros.
As instituições de pesquisa e ensino também apresentaram indicações. São elas: Lázara Pereira Campos Caramori, professora e bióloga com atuação na área da coleta e destinação de medicamentos em desuso; Maria Leila Graboviski, professora com trabalho de implementação do aquecedor solar nas escolas e Tamara Van Kaicke, professora, bióloga e responsável pelo Projeto Água é Vida. As estudantes Ana Lucia de Almeida Maia e Rayanne dos Santos Cavalari foram indicadas por suas escolas.

SERVIÇO : Entrega do Prêmio Mãe Natureza

Data: 11 de março (terça-feira)

Horário: 19 horas

Local: Palácio das Araucárias – Auditório Mário Lobo

GALERIA DE IMAGENS