Projeto amplia área do Parque Estadual Ibicatu 24/08/2011 - 09:15

Técnicos do Instituto Ambiental do Paraná (IAP)-autarquia da Secretaria Estadual do Meio Ambiente (SEMA)-apresentam nesta quinta-feira (25) o projeto de ampliação do Parque Estadual Ibicatu, na região Norte do Estado. Localizada entre os municípios de Centenário do Sul e Porecatu, a unidade de conservação passará de 57 para 302 hectares, com um acréscimo de 245 hectares de área de preservação ambiental. O evento de lançamento do Plano de Investimento 2011-2015, referente à execução do projeto, acontece às 13h30, no Centro Social Urbano de Porecatu.

A ampliação do Parque Estadual Ibicatu é resultado de uma parceria entre o Governo do Paraná, IAP, Ibama, Ministério Público, Consórcio Intermunicipal da Bacia Capivara (Cibacap), Duke Energy (empresa do setor energético) e proprietários rurais da região de entorno do parque. Entre as vantagens socioambientais do projeto estão a preservação da diversidade biológica e a conservação da variabilidade genética. O resultado é a proteção da flora e fauna nativas, especialmente daquelas em perigo de extinção. A revegetação da área contribui, ainda, para manter os mananciais hídricos existentes, como cursos d'água e nascentes.

A recuperação florestal do parque (uma área de Floresta Estacional Semidecidual) busca ampliar exemplares de espécies nativas como peroba, cedro, ingá, ipê, embaúva, angico e canela. Esta unidade de conservação é considerada um dos últimos remanescentes desse tipo de floresta na região. Devido à sua localização em solos férteis, essas áreas florestais sofreram com o desmatamento para a expansão agrícola, restando atualmente cerca de 8% da cobertura original. Para a recuperação da floresta, serão utilizados nas áreas adquiridas (todas anexas à área original do parque) dois modelos de reflorestamento, de maneira complementar: o plantio de espécies nativas e a liberação da área para regeneração natural.

O PARQUE – O Parque Estadual Ibicatu teve origem na regularização de terras devolutas. Foi criado pelo Governo do Paraná com 57 hectares, por meio do Decreto n° 4.835, em 1982. Graças ao processo de ampliação em curso, conforme o Decreto n°5181/09, haverá um acréscimo de 245,75 hectares e o parque passará a ter 302,74 hectares – o equivalente a 215 alqueires.

Sua área situa-se na bacia hidrográfica do Rio Paranapanema 3, pertencente ao Comitê de Bacias de Piraponema, e próxima à Usina Hidrelétrica Capivara, sob concessão da Duke Energy. A grande beleza cênica do parque e de sua flora e fauna atraem visitantes. As visitas de grupos podem ser agendadas pelo telefone (43) 3623-4201.